A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) registrou redução de 71% no número de furtos de celulares nos bairros São Geraldo, Nossa Senhora das Graças, Dom Pedro e Chapada, zona centro-sul de Manaus. Os números foram alcançados entre os meses de janeiro e outubro em comparação ao mesmo período do ano passado, a partir do trabalho integrado dos policiais da 22° Companhia Interativa Comunitária (Cicom) e do 22º Distrito Integrado de Polícia (DIP).
Conforme dados da SSP-AM, acompanhados pelo Centro Integrado de Estatística (Ciesp), em 2023, foram registrados nessas localidades, um total de 1.803 furtos. Este ano, durante o mesmo período foram contabilizados 529 casos da mesma natureza criminal. Os números representam que o trabalho integrado resultou na proteção de 1.274 de pessoas.
O comandante da 22° Cicom, major Wallace Souza, destacou que essa diminuição se deve a um trabalho conjunto de várias frentes, como o estágio supervisionado dos alunos soldados que aumentou tanto a segurança da população quanto a capacidade operativa. “A Operação Catraca também trouxe maior segurança para os usuários de transporte coletivo, e por último o RecuperaFone, grande responsável por desestimular a compra e venda de celulares furtados”, explicou.
O major informou que realiza operações específicas em pontos estratégicos da zona centro-sul, onde havia maior registro de furtos. “Tivemos uma redução considerável nos casos de furtos na área comercial, resultado dessa intensificação nos pontos onde tinham esse foco de crimes, principalmente, nas vias de maior circulação como Djalma Batista, Chapada e Constantino Nery”, disse o comandante.
Investigações
O delegado do 22º DIP, Adriano Félix, também citou a integração das forças de segurança e ressaltou que a partir de reunião de alinhamento, decide de forma conjunta, a melhor estratégia para combater a criminalidade. “Além desse trabalho integrativo, as investigações realizadas pela Polícia Civil, em cima dos crimes que ocorrem na nossa área, também fez com que a gente reduzisse esses números”, comentou o delegado.
Foi a partir desse trabalho, que as equipes realizaram a prisão de uma dupla responsável pelo latrocínio tentado contra uma mulher, em janeiro. Após a prisão, investigações identificaram que os suspeitos eram os autores de uma série de roubos e furtos praticados na localidade.
Denúncias
O delegado também ressaltou a importância da população realizar o boletim de ocorrência. “Caso essas pessoas sejam vítimas e sejam alvos de infratores na nossa área do 22º DIP, que venham até a delegacia registrar o boletim de ocorrência. Isso é muito importante para a PC porque é a partir disso que nós vamos detectar o crime, monitorar a área e abordar esses infratores”, afirmou.