SSP-AM faz operação em sucatarias de Manaus para apurar comércio irregular de fios de cobre

SSP-AM realizou ação em estabelecimentos que atuam como sucatarias para apurar comércio irregular de materiais, entre eles fios de cobre.

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) realizou, nesta quinta-feira (27/11), uma Central Integrada de Fiscalização (CIF) em estabelecimentos que atuam com sucatarias no Centro e na zona sul de Manaus. A operação teve como objetivo apurar suspeitas de comércio irregular de materiais, como fios de cobre, e orientar proprietários sobre a ilegalidade dessa atividade.

Verificação de equipamentos e balanças

O diretor técnico do Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM), Itamar Souto, explicou que, durante a atividade, foram verificados equipamentos como balanças de grande capacidade usadas na comercialização. Segundo o diretor técnico do Ipem-AM, a checagem visa coibir a venda de produtos irregulares e manter relações de consumo equilibradas.

“O intuito do Governo do Estado é justamente coibir a comercialização de produtos irregulares, roubados, seja em estabelecimentos de pequeno porte, seja em estabelecimentos de grande porte. O Ipem até agora verificou cinco balanças comerciais; todas elas estavam devidamente aprovadas e, em nenhuma balança, a gente encontrou irregularidade”, disse Itamar Souto.

Dos 16 estabelecimentos fiscalizados, três apresentaram irregularidades na parte elétrica. Os locais tiveram o fornecimento de energia suspenso pela Amazonas Energia.

Atuação policial e patrulhamento

Representando a Polícia Militar do Amazonas (PMAM), o capitão Claudomiro Souto Moraes afirmou que a presença policial tem dois objetivos: garantir a segurança dos órgãos participantes e realizar patrulhamento contínuo na área para prevenir e combater crimes.

“A principal missão da Polícia Militar é resguardar a segurança, primeiramente, dos servidores que estão atuando nessa missão. E a segunda missão, caso a gente constate algum crime, algum delito, alguma infração, a gente vai fazer as devidas atuações dentro da função da Polícia Militar”, enfatizou o oficial.

Efetivo

Participaram da operação servidores da SSP-AM, Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), Corpo de Bombeiros Militar (CBMAM), Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai) e Secretaria Executiva Adjunta de Operações (Seaop).

Também integraram a ação o Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem), Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Procon Manaus, Guarda Municipal, Águas de Manaus e Amazonas Energia.

Assuntos nesse artigo:

#sucatarias, #fiosdecobre, #ssp-am, #ipem-am, #amazonas, #manaus, #amazonasenergia, #pmam, #policiamilitar, #pc-am, #policiacivil, #cbmam, #seai, #seaop, #immu, #implurb, #semmas, #proconmanaus, #guardamunicipal, #aguasdemanaus

Prefeitura realiza noite de premiações durante a 28ª do Edeja

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed),

Publish Now Publish Now

Prefeitura oferta vacinação antirrábica animal no ‘Manaus Cidadã’

Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), da Prefeitura de Manaus, vão

Publish Now Publish Now

Dezembro Vermelho inicia em Manaus com ações de prevenção ao HIV no Mercado Municipal Adolpho Lisboa

Ação reúne testagem, distribuição de insumos e oferta de profilaxias no início

Publish Now Publish Now