SES-AM realiza entrega de 29,7 mil kits de higiene bucal para comunidades indígenas

A iniciativa é resultado de parceria com a empresa Colgate e integra as ações realizadas pelo Governo do Amazonas

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) realizou, nesta terça-feira (12/11), a entrega de 29,7 mil kits de higiene bucal aos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) do Amazonas. O material será distribuído em comunidades do Alto Rio Negro, Médio Rio Purus, Yanomami, Porto Velho e Vale do Javari.

A iniciativa, segundo a secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, reforça as ações que vêm sendo realizadas pelo Governo do Amazonas, em apoio à saúde dos povos indígenas. “O objetivo é ampliar o acesso da população indígena, em especial o público infantil, aos itens que são essenciais para os cuidados com a saúde bucal”, afirmou.

Os kits, que contêm escova dental infantil e creme dental, foram doados pela empresa Colgate, numa ação em parceria com as coordenações estaduais de Saúde Bucal e de Saúde Indígena, que integram a Secretaria Executiva Adjunta de Políticas de Saúde (Seaps) da SES-AM.

Esse é o segundo lote de doações feito pela empresa. No total, serão 89,1 mil kits, divididos em três lotes de 29,7 mil cada. A primeira remessa foi entregue em setembro deste ano e foi distribuída para os DSEIs de Manaus, Parintins e Médio Solimões e afluentes. Os kits são destinados a crianças indígenas de 0 a 10 anos de idade. “São importantes para o trabalho que é feito, de prevenção e educação na área da saúde bucal”, disse a secretária Nayara Maksoud.

Durante a entrega desta terça-feira, a secretária da Seaps, Nara Esquivel, ressaltou que a parceria é importante e contribui para o enfrentamento da cárie e de doenças periodontais entre as crianças indígenas. “Para as comunidades indígenas, muitas vezes localizadas em regiões de difícil acesso, essa distribuição de kits representa um cuidado fundamental para evitar problemas de saúde bucal, além de contribuir para a prevenção de doenças que afetam o bem-estar geral da população”, pontuou.