Seminário técnico abre etapa de planejamento e modernização do Festival Folclórico do Amazonas

Governo do Amazonas promove escuta qualificada com grupos para aprimorar formato, regulamento e avaliação do FFAM

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, iniciou, na segunda-feira (17/11), o Seminário de Análise Crítica e Técnica do 67º Festival Folclórico do Amazonas, no Centro Cultural Povos da Amazônia. O primeiro dia de ação reuniu representantes de grupos folclóricos, gestores culturais e instituições parceiras para discutir critérios, organização e melhorias para as próximas edições do festival.

O secretário de Cultura, Caio André, destacou a importância de iniciar o planejamento com participação ampla dos grupos. “Esse seminário é o pontapé inicial para o festival folclórico de 2026. Não estamos aqui apenas para pensar no futuro, mas também para refletir sobre o que poderia ter sido melhorado. É um momento de união, porque todos buscamos fortalecer o festival e manter viva essa memória cultural tão importante para o Amazonas”, afirmou.

FOTO: Aguilar Abecassis / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Após a abertura, os participantes foram divididos em grupos de trabalho para análise técnica dos itens individuais que compõem o festival. Ao longo da tarde, foram debatidos critérios, regras e aspectos operacionais que integram a avaliação das apresentações. As propostas resultantes foram apresentadas e discutidas em plenária no período da noite, promovendo uma construção coletiva de encaminhamentos.

Para o diretor de eventos da secretaria, José Luís, o seminário organiza as bases das próximas edições. “É aqui que se define regulamento, horários, formato e diretrizes gerais. Isso tudo é decidido pelos próprios grupos folclóricos, porque eles estão diretamente envolvidos na execução. A cada dois anos revisamos o direcionamento para garantir um festival mais organizado, maior e melhor estruturado”, ressaltou. Ele também destacou a parceria entre o Governo do Estado e a Manauscult, que atua nas categorias complementares do evento.

FOTO: Aguilar Abecassis / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

A representação da Manauscult também reforçou o caráter colaborativo do encontro. O diretor de políticas culturais, Jonathas Ribeiro, afirmou que o seminário simboliza uma mudança na forma de construção do festival. “Hoje o festival é pensado de forma conjunta com os grupos. É um processo democrático, onde quem está na base das apresentações ajuda a definir o formato, a avaliação e a estrutura. A cada ciclo identificamos pontos que precisam ser ajustados, e o seminário promove exatamente esse aperfeiçoamento”, explicou.

O seminário continua com programação nesta terça e quarta-feira (18 e 19/11), dando sequência às discussões e ao alinhamento técnico que irão orientar as próximas edições do Festival Folclórico do Amazonas.

FOTO: Aguilar Abecassis / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

O encontro reafirma o compromisso do Governo do Amazonas com a cultura popular, o fortalecimento dos grupos folclóricos e a participação ativa dos fazedores de cultura na construção do maior espetáculo folclórico do estado, garantindo transparência, diálogo e melhorias contínuas nas próximas edições.

Prefeitura realiza noite de premiações durante a 28ª do Edeja

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed),

Publish Now Publish Now

Prefeitura oferta vacinação antirrábica animal no ‘Manaus Cidadã’

Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), da Prefeitura de Manaus, vão

Publish Now Publish Now

Dezembro Vermelho inicia em Manaus com ações de prevenção ao HIV no Mercado Municipal Adolpho Lisboa

Ação reúne testagem, distribuição de insumos e oferta de profilaxias no início

Publish Now Publish Now