No plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM), o vereador Rodrigo Sá (Progressistas) fez, nesta segunda-feira (17 de fevereiro), o primeiro discurso como parlamentar, abordando a recente situação envolvendo uma vendedora ambulante no Centro da cidade. O caso, que gerou repercussão nas redes sociais, envolve a apreensão de mercadorias por fiscais municipais, o que, segundo o vereador, levanta questionamentos sobre a conduta das autoridades e os direitos dos trabalhadores informais.
Além do pronunciamento, Rodrigo Sá também entrou com um requerimento solicitando esclarecimentos da Prefeitura sobre o planejamento para o reordenamento da ocupação do Centro e de outras áreas comerciais da cidade.
O vereador ainda cobrou providências contra os agentes responsáveis pela abordagem considerada truculenta contra a ambulante haitiana.
“Não poderia deixar de me manifestar sobre esse episódio lamentável envolvendo essa senhora imigrante. Entrei com um requerimento para solicitar informações da Prefeitura sobre as medidas administrativas que serão adotadas. A gente quer saber se existem dados, pesquisas e discussões com a comunidade comercial, lojistas e ambulantes sobre uma solução efetiva para esse problema. Foi um episódio isolado, mas que pode se repetir com outros comerciantes”, afirmou o parlamentar.
O requerimento de Rodrigo Sá, presidente da Comissão de Indústria, Comércio, Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, foi aprovado por unanimidade em plenário. A iniciativa recebeu o apoio de outros vereadores que também apresentaram solicitações sobre o tema, ampliando o debate por políticas mais inclusivas para o setor.
“Não podemos permitir que pessoas que querem trabalhar, sem cometer delitos, sejam retiradas das ruas e fiquem sem condições de sustentar suas famílias”, concluiu o vereador.