Programa RespirAR registra mais de 130 mil atendimentos em Manaus e amplia serviços de fisioterapia

Programa RespirAR atingiu mais de 130 mil atendimentos em 2025, com oferta de fisioterapia, avaliações e atividades físicas em diversos núcleos de Manaus.

O Programa RespirAR, coordenado pela Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), realizou em 2025 mais de 130 mil atendimentos em Manaus. A iniciativa ampliou o número de pacientes e diversificou serviços, oferecendo fisioterapia, avaliação corporal e atividades físicas em unidades como Vila Olímpica, policlínicas, CECFs e quadras esportivas da capital.

Atendimentos e serviços

Segundo dados da Sedel, em 2025 foram contabilizados mais de 5 mil avaliações, 69 mil atendimentos de fisioterapia e cerca de 57 mil participações em atividades físicas. Em outro registro da iniciativa aparecem também mais de 69 mil sessões de fisioterapia e 56 mil atendimentos em atividades físicas distribuídos pelos núcleos, além de milhares de altas fisioterapêuticas e funcionais que devolveram autonomia e mobilidade a usuários.

As ações incluem sessões de hidroterapia, aulas de pilates e atividades em espaços coletivos, com atendimento presencial nas unidades descritas pela Sedel.

Ações em escolas e reconhecimento

O programa avançou para o ambiente escolar com a campanha “RespirAR na Escola – Orientação Postural“, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc). Foram realizadas palestras e atividades nas seguintes instituições: Escola Estadual Vicente Schettini, Escola Estadual Professora Eunice Serrano Telles de Souza e Escola Estadual de Tempo Integral Gilberto Mestrinho.

O crescimento da iniciativa rendeu reconhecimento nacional e internacional: o RespirAR foi indicado ao Prêmio das Nações Unidas para o Serviço Público (UNPSA). Atualmente o programa possui 16 núcleos distribuídos por várias zonas de Manaus.

Núcleos do RespirAR

– Vila Olímpica de Manaus (Dom Pedro)
– CECI Aparecida (Aparecida)
– CECF Magdalena Arce Daou (Santo Antônio)
– CECF Padre Pedro Vignola (Cidade Nova)
– CECF Teonízia Lobo (Mutirão)
– Espaço de Convivência Marcos Aurélio do Nascimento (Aparecida)
– Complexo Esportivo do Monte Sião (Jorge Teixeira)
– CAIMI Ada Viana (Compensa)
– CAIMI André Araújo (Nova Cidade)
– Policlínica João Braga (Nova Cidade)
– Policlínica Codajás (Cachoeirinha)
– Policlínica Antônio Aleixo (Colônia Antônio Aleixo)
– Estádio Ismael Benigno (São Raimundo)
– Estádio Oswaldo Frota (Nova Cidade)
– Estádio Carlos Zamith (Coroado)
– Quadra Poliesportiva Raimundo Caubi Branco (São Jorge)

“O RespirAR tem cumprido seu propósito com responsabilidade e resultado. O programa oferece condição de vida melhor, autonomia e prevenção. O atendimento chega onde a população está, com estrutura técnica e sensibilidade humana, e é essa continuidade que queremos fortalecer em 2026”, afirmou o secretário da Sedel, Diego Américo.

Assuntos nesse artigo:

#respirar, #sedel, #manaus, #fisioterapia, #atividadesfisicas, #avaliacoes, #vilaolimpica, #policlinicas, #cecf, #seduc, #escolas, #unpsa, #nucleos, #reabilitacao, #bemestar, #autonomia, #qualidadedevida, #hidroterapia, #pilates, #respirarnaescola

Capacitação do Projeto Mobilizar e Agir qualifica mais de 600 profissionais da rede de proteção no Amazonas

Oficina em Manaus conclui ciclo de capacitações do ano para rede de

Publish Now Publish Now

Programa Asfalta Amazonas investe R$ 15 milhões e pavimenta 10 quilômetros em Boca do Acre pelo governo do estado

Governo do Amazonas aplica R$ 15 milhões em obras de pavimentação em

Publish Now Publish Now

Governo do Amazonas apresenta moradia sustentável feita com plástico reciclado e inaugura centro de reciclagem em Manaus

Moradia construída com blocos de plástico reciclado e novo centro de reciclagem

Publish Now Publish Now