Prefeitura encerra primeira etapa do projeto ‘Espaço Superação’

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta terça-feira, 25/11, a primeira etapa do encerramento das ações do projeto “Espaço Superação”, no parque Cidade da Criança, no bairro Aleixo, zona Centro-Sul da capital. A atividade reuniu estudantes atendidos ao longo deste ano, os pais ou responsáveis e a equipe multiprofissional do Centro Municipal de Atendimento Sociopsicopedagógico (Cemasp), vinculado ao Departamento de Apoio à Gestão Escolar (Dage).  

O “Espaço Superação” atendeu alunos do 2º período da educação infantil ao 5º ano do ensino fundamental, oferecendo entre 14 e 24 atendimentos durante o ano, com foco no desenvolvimento das funções executivas afetadas pelo Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). As atividades ocorreram no contraturno escolar, com encontros simultâneos entre crianças e responsáveis, fortalecendo a parceria família–escola e ampliando o suporte emocional e educacional oferecido às famílias.  

Durante o encerramento, crianças e responsáveis participaram juntos de um circuito de atividades organizado pelos polos do projeto. As ações envolveram desafios de memória de trabalho, atenção sustentada, flexibilidade cognitiva e controle inibitório, promovendo integração entre os pólos e reforçando, de forma lúdica, as habilidades desenvolvidas ao longo do ano.  

A coordenadora do Cemaps, Karla Loura, destacou os avanços conquistados pelos estudantes e o impacto positivo na rotina familiar. Segundo ela, os resultados superaram as expectativas. “Os resultados têm sido muito satisfatórios, em torno de 70% de avanços em todas as funções executivas trabalhadas, e mais, conseguimos 91% de maior engajamento da família na educação dos seus filhos. Isso também tem melhorado os resultados deles na escola, facilitando assim a inclusão desses estudantes”, afirmou. 

Para Thaisse Costa Maciel, mãe de Téo Bernardo Costa, de 9 anos, estudante da escola municipal Raimundo Nonato Pinheiro, o projeto representou um apoio essencial para o desenvolvimento do filho. Ela afirmou que o acompanhamento recebido no “Espaço Superação” supriu necessidades que a família não conseguia atender fora da escola.  

“Esse acompanhamento fez toda diferença na vida do meu filho. O Téo tem TDAH e, muitas vezes, nós pais, sentimos dificuldade para conseguir acompanhamento psicológico e terapias fora da escola. Aqui, ele recebeu um cuidado que não estávamos conseguindo acesso, e isso ajudou muito na rotina, no comportamento e no aprendizado dele. O projeto nos acolheu e trouxe ferramentas que realmente funcionam no dia a dia”, contou.  

A segunda etapa do encerramento acontecerá no dia 27/11, reunindo as demais turmas atendidas neste ano. 

— — —

Texto – Jordana Rodrigues/Semed 

Fotos – Divulgação/Semed 

Prefeitura realiza noite de premiações durante a 28ª do Edeja

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed),

Publish Now Publish Now

Prefeitura oferta vacinação antirrábica animal no ‘Manaus Cidadã’

Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), da Prefeitura de Manaus, vão

Publish Now Publish Now

Dezembro Vermelho inicia em Manaus com ações de prevenção ao HIV no Mercado Municipal Adolpho Lisboa

Ação reúne testagem, distribuição de insumos e oferta de profilaxias no início

Publish Now Publish Now