Praia da Ponta Negra será interdita devido ao nível do Rio Negro

A Praia da Ponta Negra em Manaus será interditada para banhistas a partir desta terça-feira, 17 de setembro, após uma avaliação técnica do Serviço Geológico do Brasil (CPRM). A interdição ocorre devido à elevação do nível do Rio Negro, que atingiu 15,99 metros, ultrapassando os limites de segurança estabelecidos pelo Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado em 2013 com o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM).

O fechamento da praia antecipa-se em 16 dias em relação ao mesmo período do ano passado, quando o complexo foi interditado em 2 de outubro devido a um nível do rio abaixo de 17 metros. A decisão é uma medida de precaução para garantir a segurança dos banhistas, uma vez que o rebaixamento do rio pode revelar buracos ou depressões no leito próximo à praia, aumentando o risco de afogamento.

As autoridades destacam a importância da interdição para prevenir acidentes e garantir a integridade dos frequentadores da área. A previsão é de que a medida permaneça em vigor até que o nível do Rio Negro esteja novamente dentro dos parâmetros seguros estabelecidos.