Polícia Civil desarticula esquema de aplicativo de transporte controlado por facção no Rio

A Polícia Civil desmantelou, nesta sexta-feira (8), um esquema em que traficantes da Vila Kennedy, na zona oeste do Rio de Janeiro, obrigavam mototaxistas a utilizar um aplicativo de transporte criado pela facção para financiar atividades criminosas. Quatro pessoas foram presas durante a operação, batizada de “Rota das Sombras”.

De acordo com as investigações, mais de 300 mototaxistas estavam cadastrados no aplicativo, que gerava um lucro mensal estimado em R$ 1 milhão para a organização criminosa. Empresas de fachada eram usadas para dar aparência de legalidade ao sistema e ocultar movimentações financeiras ilícitas.

O esquema funcionava em duas frentes: uma utilizava ameaças e extorsão para forçar os mototaxistas a aderirem ao aplicativo, enquanto a outra gerenciava os valores arrecadados, repassados integralmente ao líder do tráfico local. A facção que controla a Vila Kennedy é considerada a maior do estado.

A comunidade, que há menos de dez anos foi oficialmente reconhecida como bairro, abriga cerca de 20 mil moradores, segundo a prefeitura. Em diversas áreas do Rio dominadas por facções, há relatos de restrições à circulação de motoristas de aplicativos legais, além de barricadas clandestinas que impedem a passagem de veículos.

A operação cumpriu sete mandados de prisão temporária e 12 de busca e apreensão em residências e estabelecimentos comerciais suspeitos de envolvimento no esquema.

Prefeitura realiza noite de premiações durante a 28ª do Edeja

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed),

Publish Now Publish Now

Prefeitura oferta vacinação antirrábica animal no ‘Manaus Cidadã’

Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), da Prefeitura de Manaus, vão

Publish Now Publish Now

Dezembro Vermelho inicia em Manaus com ações de prevenção ao HIV no Mercado Municipal Adolpho Lisboa

Ação reúne testagem, distribuição de insumos e oferta de profilaxias no início

Publish Now Publish Now