Após denúncia, PGE-AM entra com pedido junto ao CRM para que vice-presidente do ITO-AM comprove qualificação em ortopedia

A Procuradoria-Geral do Estado do Amazonas (PGE-AM) está pedindo ao Conselho Federal de Medicina (CFM) para que a vice-presidente do Instituto de Traumato-Ortopedia do Amazonas (ITO-AM), a médica Anna Cristina Monteiro Antony Hoaegen, comprove qualificação na área de ortopedia. Conforme a solicitação, o registro da qualificação de especialidade (RQE) da profissional não consta no site do CFM.

De acordo com a PGE-AM, as informações sobre registro de qualificação de especialidade (RQE) da médica não constam no site do CFM, conforme também constatou a reportagem do Dia a Dia Notícia por meio do endereço eletrônico https://portal.cfm.org.br/busca-medicos.

Além disso, foi estabelecido um prazo de 72 horas para o envio dos registros da médica. A solicitação, datada do domingo (22), foi assinada pelo procurador-geral do Estado, Giordano Bruno Costa da Cruz.

Entre os registros exigidos pela PGE-AM estão o número de Registro de Qualificação de Especialiadade (RQE); Diploma de conclusão de residência médica em ortopedia; e o Título de Especialista em Ortopedia e Traumatologia (TEOT) conferido mediante regular aprovação em prova de título de ortopedia realizada pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).

A reportagem do Dia a Dia Notícia entrou em contato com o CFM, com o ITO-AM, além do Conselho Regional de Medicina do Estado do Amazonas (CRM-AM), para mais informações da solicitação da PGE-AM, da atuação da médica e qualificações da mesma.

O CRM-AM confirmou o recebimento da demanda ao Dia a Dia Notícia e afirmou que a resposta solicitada foi encaminhada a PGE-AM e aguarda pelo retorno, porém, não deu mais detalhes. Os demais órgãos não responderam até a publicação desta matéria. O espaço segue em aberto para maiores esclarecimentos.

Parentesco

Durante análise de documentações, a reportagem do Dia a Dia constatou a semelhança entre os nomes das médicas Anna Cristina Monteiro Antony Hoaegen e Anna Carolina Monteiro Antony Hoaegen de Lima, podendo haver algum grau de parentesco entre as profissionais que atuam no ITO-AM.

Uma reportagem veiculada pela Revista Cenarium, na última semana, apontou que a ortopedista Anna Carolina Monteiro realizou consultas de apenas 1 minuto a pacientes do Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto.

De acordo com informações, a profissional viajou pelo menos oito vezes entre fevereiro e novembro deste ano, participando de passeios turísticos e competições esportivas fora do Amazonas.

No último dia 16, a mesma médica publicou um vídeo nas redes sociais em que afirma que o Estado amazonense vive uma “calamidade pública” na Saúde. A declaração faz referência à transição administrativa do Complexo Hospitalar Sul (CHS), formado pelo Hospital Pronto-Socorro 28 de Agosto e pelo Instituto da Mulher Dona Lindu.

Registros de atendimentos médicos do Hospital 28 de Agosto, referência em ortopedia e traumatologia, aos quais a reportagem teve acesso, mostram a ortopedista Anna Carolina Hoagen realizando consultas de um (1) minuto a pacientes, como no dia 20 de novembro deste ano. A médica iniciou um atendimento às 7h31 e outro logo em seguida, às 7h32.

A reportagem entrou em contato com Anna Carolina Monteiro para saber qual o grau de parentesco com a médica Anna Cristina Monteiro e sobre a forma de atuação no ITO-AM e aguarda por retorno.

Transição administrativa

Em coletiva de imprensa, realizada no dia 17 de dezembro, o governador Wilson Lima afirmou que as mudanças administrativas no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto e o Instituto da Mulher Dona Lindu, visam a melhoria e a eficiência nos serviços prestados à população. Uma das metas é dobrar o número de cirurgias ortopédicas realizadas no 28 de Agosto.

No dia 19 de dezembro, no programa Cenarium Entrevista, o governador deu detalhes sobre as mudanças nas gestões das unidades e explicou que a partir de agora o HPS 28 de Agosto e o Instituto da Mulher Dona Lindu passam para o comando da Organização Social de Saúde (OSS), Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (Agir).

Além disso, Lima apontou que, desde o ano passado, estudos internos vem sendo realizados e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) foi contratada para mapear a rede de saúde, apontando melhorias que garantam que investimentos sejam revertidos em benefícios diretos para a população.

Prefeitura realiza noite de premiações durante a 28ª do Edeja

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed),

Publish Now Publish Now

Prefeitura oferta vacinação antirrábica animal no ‘Manaus Cidadã’

Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), da Prefeitura de Manaus, vão

Publish Now Publish Now

Dezembro Vermelho inicia em Manaus com ações de prevenção ao HIV no Mercado Municipal Adolpho Lisboa

Ação reúne testagem, distribuição de insumos e oferta de profilaxias no início

Publish Now Publish Now