PF erradica 335 mil pés de maconha no Sertão de Pernambuco

Entre os dias 31 de julho e 8 de agosto, a Polícia Federal (PF) destruiu cerca de 335 mil pés de maconha em 59 plantios localizados no Sertão de Pernambuco e regiões vizinhas. A ação faz parte das estratégias da Coordenação-Geral de Repressão a Drogas, Armas, Crimes Contra o Patrimônio e Facções Criminosas (CGPRE), órgão central da PF em Brasília, em conjunto com a Superintendência Regional em Pernambuco, com o objetivo de reduzir a produção e a circulação da droga na área.

Se processados, os pés apreendidos poderiam render aproximadamente 112 toneladas de maconha pronta para o consumo. Os cultivos ilegais foram identificados nos municípios pernambucanos de Salgueiro, Cabrobó, Orocó, Belém do São Francisco, Ibimirim e Serra Talhada, além de Manaíra, na Paraíba, e em localidades do Piauí.

A operação contou com o apoio da Secretaria de Defesa Social da Paraíba, por meio da Polícia Civil, e da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco, com efetivos das Polícias Civil, Militar, Penal e Corpo de Bombeiros, além do suporte aéreo do Grupo Tático Aéreo (GTA). As incursões foram realizadas por terra e por rios, utilizando botes infláveis para acesso a áreas de difícil alcance.

A PF monitora constantemente o ciclo produtivo da cannabis para impedir a secagem e a distribuição da droga. As operações de erradicação têm impactado o abastecimento de pontos de venda, reduzindo crimes associados ao tráfico, como homicídios, roubos e conflitos por território.

Dados de operações anteriores
Em 2022, a PF erradicou 1,6 milhão de pés, evitando a circulação de 320 toneladas de maconha, além de apreender cinco toneladas e destruir 320 plantios. No ano seguinte, foram eliminados 618 mil pés, com 124 toneladas impedidas de chegar ao mercado e 168 cultivos destruídos. Já em 2024, até o momento, as ações resultaram na erradicação de 1,37 milhão de pés, bloqueio de 475 toneladas e eliminação de 260 plantações ilegais.

Prefeitura realiza noite de premiações durante a 28ª do Edeja

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed),

Publish Now Publish Now

Prefeitura oferta vacinação antirrábica animal no ‘Manaus Cidadã’

Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), da Prefeitura de Manaus, vão

Publish Now Publish Now

Dezembro Vermelho inicia em Manaus com ações de prevenção ao HIV no Mercado Municipal Adolpho Lisboa

Ação reúne testagem, distribuição de insumos e oferta de profilaxias no início

Publish Now Publish Now