PC-AM lança Código de Conduta para prevenir violência sexual contra crianças e adolescentes em academias de Jiu-Jítsu

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), lançou, na segunda-feira (13/01), o Código de Conduta para Professores de Academia BJJ: Prevenção de Violência Sexual de Crianças e Adolescentes. O documento, que estabelece padrões éticos e comportamentais para professores de Jiu-Jítsu, já está disponível para download no site oficial da instituição: https://www.policiacivil.am.gov.br/.

Segundo o delegado-geral adjunto da PC-AM, Guilherme Torres, a iniciativa busca garantir um ambiente seguro, respeitoso e livre de violência sexual, com foco especial na proteção de crianças e adolescentes.

“Essa campanha, realizada em parceria com a Depca, tem como objetivo proteger crianças e adolescentes nas academias. Os professores interessados podem acessar o site, baixar o manual de conduta ética e firmar um compromisso com comportamentos adequados. O documento destaca práticas proibidas e estabelece um compromisso ético com os alunos e seus responsáveis”, explicou Torres.

Conteúdo do Código de Conduta

O documento detalha regras gerais e específicas para aulas infantis, incluindo: Comportamentos proibidos; Procedimentos em casos de suspeita ou denúncia; e Diretrizes para treinamentos e conscientização dos professores.

Além disso, os professores assinam um termo de compromisso, reforçando a responsabilidade de preservar a integridade física e emocional dos alunos, fortalecendo a confiança com os responsáveis.

Princípios Fundamentais

O manual de conduta apresenta três pilares principais:

  1. Respeito e dignidade: Todos os alunos devem ser tratados com respeito, independentemente de idade, gênero, etnia ou condição social;
  2. Proteção prioritária: A segurança física, emocional e psicológica dos alunos é a prioridade máxima;
  3. Transparência e ética: Todas as interações devem ser baseadas em valores éticos e transparência.

Para mais informações e acesso ao manual, clique no link: https://www.policiacivil.am.gov.br/wp-content/uploads/2025/01/Codigo-de-Conduta-para-professores.pdf

Programa RespirAR registra mais de 130 mil atendimentos em Manaus e amplia serviços de fisioterapia

Programa RespirAR atingiu mais de 130 mil atendimentos em 2025, com oferta

Publish Now Publish Now

Capacitação do Projeto Mobilizar e Agir qualifica mais de 600 profissionais da rede de proteção no Amazonas

Oficina em Manaus conclui ciclo de capacitações do ano para rede de

Publish Now Publish Now

Programa Asfalta Amazonas investe R$ 15 milhões e pavimenta 10 quilômetros em Boca do Acre pelo governo do estado

Governo do Amazonas aplica R$ 15 milhões em obras de pavimentação em

Publish Now Publish Now