Medidas de segurança em obras do Prosai Parintins

Medidas de segurança são essenciais nas obras do Prosai Parintins. O Programa de Saneamento Integrado (Prosai) está comprometido em adotar protocolos rigorosos para proteger tanto os trabalhadores quanto os moradores locais durante a execução das obras. O cuidado com a segurança é uma prioridade, pois as intervenções ocorrem em vias públicas e envolvem diversas operações, que podem apresentar riscos se não forem geridas adequadamente.

Desde o início das atividades, o Prosai Parintins já demonstrou sua seriedade na implementação do novo sistema de abastecimento de água da cidade. Iniciadas em setembro de 2024, as obras garantem água tratada e de qualidade para a população. Mas, além da infraestrutura, são as medidas de segurança que garantem um ambiente de trabalho seguro para os envolvidos. As equipes responsáveis pela execução das obras são treinadas e informadas diariamente sobre os principais cuidados a serem tomados, sempre conscientizando quanto à importância da segurança no local de trabalho.

O secretário da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), Marcellus Campêlo, enfatiza que a segurança é uma preocupação constante em todas as etapas do projeto. “Os trabalhadores participam diariamente dos DDS – Diálogos Diários de Segurança, nos quais são discutidas as melhores práticas e precauções a seguir”, explica Campêlo. Essa comunicação constante promove uma cultura de segurança e ajuda a minimizar riscos.

Além das orientações para os trabalhadores, a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) realiza uma série de ações preventivas, como a sinalização adequada das áreas em que ocorrem as obras. Vanos esforços são feitos para manter a segurança dos pedestres que transitam próximo aos locais de trabalho. Para isso, a Empresa Municipal de Trânsito e Transporte (EMTT) é notificada previamente sobre as intervenções, permitindo uma melhor coordenação de desvio de tráfego e sinalização. Essa colaboração resulta em um fluxo mais seguro para todos os cidadãos que circulam pela área.

As medidas de segurança não se limitam apenas ao local da obra. Equipes de assistência social também estão envolvidas, realizando visitas às comunidades afetadas para fornecer orientações sobre os trabalhos em andamento e as medidas de segurança adotadas. Essa interação é crucial, pois garante que os moradores estejam bem informados e possam reportar possíveis problemas ou preocupações durante a execução das obras.

A participação da comunidade é um pilar importante das medidas de segurança do Prosai. O coordenador local, Leonardo Normando, destaca a importância da atenção redobrada dos moradores nas áreas de intervenção. O uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) pelos trabalhadores é uma exigência, garantindo a máxima segurança para todos os envolvidos. Isso inclui o uso de capacetes, luvas, e outras proteções relevantes para o tipo de trabalho executado.

Durante as operações com máquinas pesadas, todos os colaboradores devem permanecer atentos a qualquer movimentação ao redor. O Prosai conta com protocolos de segurança rigorosos para gerenciar situações que possam colocar em risco a integridade física de trabalhadores e moradores. Por exemplo, se alguém tentar ultrapassar as barreiras de proteção sem autorização enquanto há valas abertas, as equipes são instruídas a agir rapidamente para evitar acidentes.

Além disso, ajustes e melhorias nas medidas de segurança são constantemente implementados, tendo como base tanto observações técnicas quanto sugestões da comunidade. O feedback dos moradores é vital para otimizar a segurança e o andamento das obras, criando um ciclo contínuo de aprimoramento.

As medidas de segurança são, portanto, imprescindíveis no programa Prosai Parintins. O compromisso com a proteção de trabalhadores e moradores é evidenciado em cada fase do projeto, mostrando que a segurança não é apenas uma obrigação, mas uma prioridade em todas as ações realizadas.

Assuntos nesse artigo: #medidasdeseguranca, #prosai, #parintins, #obras, #segurancanotrabalho, #abastecimentodeagua, #cuidadoscomaseguranca, #comunidade, #saneamento, #intervencao, #transito, #epis, #trabalhadores, #ugpe, #sedurb, #acidentes, #defesadeseguranca, #deliberacoes, #gestao, #participacao

Governo do Amazonas realiza Natal Inclusivo no Palácio Rio Negro com programação acessível e gratuita para pessoas com deficiência

Evento no Palácio Rio Negro oferece programação acessível e gratuita para marcar

Publish Now Publish Now

Governo do Amazonas anuncia pagamento do Fundeb 2025 a 32 mil servidores e progressões para 23,2 mil profissionais

Governo do Amazonas anuncia abono do Fundeb para 32 mil servidores e

Publish Now Publish Now

Programa Educacional Bombeiro Mirim do CBMAM forma 650 crianças e adolescentes em 2025 no Amazonas

Programa do Corpo de Bombeiros no Amazonas atinge 650 crianças e adolescentes

Publish Now Publish Now