A Fundação Estadual dos Povos Indígenas do Amazonas (Fepiam) entregou mais de 13 toneladas de alimentos às comunidades indígenas do município de Careiro da Várzea (a 25 quilômetros de Manaus). A ajuda humanitária foi promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) para minimizar os impactos causados pela estiagem de 2024.
A operação distribuiu 600 cestas básicas, beneficiando diretamente oito comunidades que enfrentam os desafios impostos pela seca. Além de assegurar a segurança alimentar, a iniciativa reforça o compromisso com os povos indígenas, atendendo suas necessidades em momentos críticos.
O diretor-presidente da Fepiam, Nilton Makaxim destacou a importância do apoio do Governo do Amazonas na condução dessa ação emergencial em parceria com o governo federal.
“Essa ação evidencia o compromisso com os povos originários, reforçando a necessidade de políticas públicas que assegurem dignidade e garantam a segurança alimentar”, afirmou Makaxi.
Por sua vez, o diretor técnico Joabe Leonam, responsável pelo levantamento das comunidades afetadas pela seca, ressaltou o papel fundamental da cooperação entre as diferentes esferas governamentais e entidades parceiras no enfrentamento desse desafio.
“Esse trabalho colaborativo demonstra como iniciativas públicas podem proporcionar dignidade e promover a sustentabilidade mesmo em cenários adversos”, concluiu Leonam.
Ajuda Humanitária
A estiagem de 2024 afetou os povos indígenas do Amazonas, dificultando o transporte fluvial e prejudicando a agricultura e a pesca. A Fepiam tem atuado para amenizar os impactos, garantindo apoio humanitário e segurança alimentar. A ação visa mitigar os danos e melhorar as condições de vida das comunidades afetadas.
FOTOS: Divulgação/ Fepiam
Contato para a Imprensa: Assesso