Intervenção viária é o tema central das ações que a Prefeitura de Manaus está implementando para melhorar a mobilidade urbana da cidade. A 9ª intervenção viária ocorre na avenida Autaz Mirim, no cruzamento com a avenida Itacolomy, localizada no bairro Armando Mendes, na zona Leste de Manaus.
Essa intervenção, realizada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) em parceria com o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), representa um passo importante na transformação do trânsito da capital amazonense. O objetivo principal da intervenção viária é trazer soluções rápidas e seguras que melhorem a qualidade de vida dos moradores e usuários da via.
O vice-prefeito e secretário de Obras, Renato Junior, destacou a importância da intervenção viária ao afirmar que a gestão municipal está comprometida em levar melhorias efetivas para o tráfego de Manaus. “Chegamos à zona Leste com a 9ª intervenção viária da gestão. Conforme a determinação do prefeito David Almeida, seguimos levando soluções rápidas e seguras para o trânsito de Manaus”, ressaltou Renato Junior.
Além de aumentar a segurança, a intervenção viária tem como foco diminuir os riscos de acidentes em uma das artérias mais movimentadas da zona Leste, que tem um fluxo de cerca de 4.500 veículos por hora, em cada direção. A ação inclui a implantação de um novo retorno semaforizado, que proporcionará manobras seguras para veículos leves, pesados e transporte coletivo.
A modernização proposta pela intervenção viária também engloba a adequação da parada de ônibus com recuo exclusivo, a instalação de rampas de acessibilidade e a recuperação de calçadas. A abertura do canteiro central em dois pontos estratégicos também está prevista, visando organizar o tráfego e oferecer mais conforto e segurança aos usuários da via.
Uarodi Guedes, diretor de Engenharia do IMMU, explicou que a nova configuração do trânsito proporcionará mais conforto e segurança. “Com o novo retorno, garantimos acesso seguro em ambos os sentidos, controlado por semáforo. O tempo de travessia para pedestres será ampliado, com isso cuidamos da segurança de todos que circulam pela avenida”, afirmou Guedes.
As opiniões dos moradores e trabalhadores da região são majoritariamente positivas. Djalma Campos, um residente do bairro Armando Mendes, expressou sua alegria com a nova intervenção. “Vai ser muito bom para nós. Antes, era difícil atravessar para pegar o transporte do outro lado, mas agora vai ficar ótimo. Nota 10 para esta obra”, testemunhou Djalma, que mora na área há mais de 40 anos.
Édio da Silva, um mototaxista de 47 anos, também elogiou a iniciativa. “O fluxo vai melhorar em 100%. Com o semáforo e a organização, o trânsito vai fluir bem melhor,” agradeceu ao projetar um futuro mais seguro e eficiente nas ruas da cidade.
As intervenções viárias já realizadas pela Prefeitura de Manaus somam ações em várias localizações, incluindo a avenida Djalma Batista com rua das Indústrias, avenida Constantino Nery, avenida Loris Cordovil, e muitas outras. Estas ações já demonstraram o compromisso da gestão em modernizar o trânsito, reduzir congestionamentos e garantir mais segurança e fluidez para motoristas, pedestres e usuários do transporte público.
Com essa nova intervenção, a Prefeitura reitera sua dedicação em implementar um modelo eficaz de intervenções rápidas, de baixo custo e alto impacto, que transforma cada vez mais a mobilidade urbana de Manaus. A série de obras realizadas está comprovando que é possível garantir uma cidade mais organizada e acessível para todos que a utilizam diariamente.
