A Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb), prendeu em flagrante, um indígena, de 34 anos, por envolvimento em crime ambiental. A ação policial foi efetuada na manhã desta terça-feira (22/10), no bairro Tarumã, zona oeste da capital.
De acordo com o sargento PM Iranildo Freitas, por volta das 10h40, a equipe policial realizava patrulhamento de rotina naquela região, quando recebeu denúncia, via linha direta, informando sobre desmatamento e ocupação ilegal, na rua Rio Xingu.
“No local, haviam pessoas desmatando e queimando o meio ambiente, o que caracterizou o crime ambiental. Desta forma, nós identificamos quem era o líder do local, e solicitamos do mesmo a autorização ou licenciamento para a ocupação, e ele respondeu que “não” relatou o sargento PM Iranildo Freitas.
Na ocasião, a equipe do Batalhão de Policiamento de Choque (BPChoque) também foi acionada e prestou apoio na ocorrência. Ainda segundo o PM, com o indígena, foram apreendidos um terçado e dois litros de gasolina.
O homem foi conduzido ao 19º Distrito Integrado de Polícia (DIP).
Crime Ambiental
A Polícia Militar do Amazonas orienta que matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, configura crime ambiental, sujeitando seus autores às penalidades previstas em lei.
Denúncia
A Polícia Militar do Amazonas orienta a população que informe imediatamente ao tomar conhecimento de qualquer ação criminosa, por meio do disque denúncia 181 ou pelo 190. A identidade do denunciante será mantida em sigilo.