As equipes de investigação da 61ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Boca do Acre (a 1.028 quilômetros de Manaus), em conjunto com a Polícia Civil do Mato Grosso, prenderam nesta terça-feira (30), José Valentino da Silva, conhecido como “Comodoro”, pelo duplo homicídio de Maria José Aristides da Silva e Sebastião Daud Pereira e pelo homicídio tentado de uma adolescente. O crime ocorreu no dia 8 de fevereiro de 2022, naquele município.
Conforme o delegado Gustavo Kalil, titular da unidade policial, Maria José era ex-companheira do autor e a sobrevivente do atentado, que tinha 15 anos na época, era filha da mulher. Sebastião era o atual companheiro de Maria José.
“José Valentino não aceitava o fim do relacionamento que tinha com Maria José. Eles estavam tentando fazer a separação dos bens, e ele também não aceitava. Então na madrugada do dia 8 de fevereiro, ele foi à residência das vítimas e as matou com disparo de arma de fogo”, disse.
Segundo o titular, a adolescente foi atingida com um tiro na cabeça, mas sobreviveu. Ela conseguiu reconhecer José Valentino da Silva, como sendo o autor do crime e auxiliou nas investigações.
“O crime repercutiu no município e a equipe de investigação, desde o ocorrido, estava à procura do infrator. Durante os trabalhos investigativos, soubemos que ele estava em Mato Grosso e pedimos apoio da Delegacia Especializada em Capturas e Polinter do estado para efetuar a captura dele”, falou.
Ainda de acordo com o delegado, o homem foi preso em uma fazenda no município de Guiratinga, em Mato Grosso, em cumprimento de mandado de prisão temporária.
“Agradeço o apoio da equipe policial da Polinter, representada pela delegada Silvia Maria Pauluzi de Siqueira, que não mediu esforços para nos ajudar na captura deste indivíduo. Pudemos dar uma resposta à sociedade de Boca do Acre, solucionando esse crime que chocou a cidade”, disse.
O homem responderá por duplo homicídio e homicídio tentado e ficará à disposição da Justiça.