Grupo Curumim na Lata comemora 22 anos com espetáculo em homenagem a Aníbal Beça

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), celebrou os 22 anos do grupo Curumim na Lata com o espetáculo “Aníbal Beça, Música e Poesia”, realizado na noite desta terça-feira, 18/11, no auditório do Instituto Cultural Brasil Estados Unidos (Icbeu), no Centro. 

O espetáculo apresentou a história de vida e as obras do artista Aníbal Beça, poeta, escritor, compositor, tradutor, teatrólogo e jornalista, por meio de música, teatro e poesia. O grupo Curumim na Lata é executado pelo Centro Municipal de Arte e Educação (Cmae) Aníbal Beça, da Semed. 

O projeto tem como objetivo aprofundar a criação musical dos alunos de percussão por meio da experimentação sonora com materiais recicláveis, promovendo consciência ambiental, sustentabilidade e o desenvolvimento artístico, cognitivo e emocional dos estudantes. 

Durante a apresentação, o diretor de Gestão Educacional da Semed, Anézio Mar, representando o secretário municipal de Educação, Junior Mar, destacou a importância do trabalho desenvolvido. “A arte e a educação não estão separadas, e o trabalho desenvolvido pelo Cmae Aníbal Beça prova isso com maestria. É lindo ver o quanto esse envolvimento já deu frutos até aqui, apreciar a qualidade destes músicos e o olhar de alegria dos jovens e adolescentes que fazem parte deste espetáculo. Então, parabéns ao Cmae Aníbal Beça e, principalmente, ao grupo Curumim na Lata, por tudo que fez a tantas pessoas ao longo dos seus 22 anos de existência”.

A gestora do Cmae Aníbal Beça, Vanice Anjos, também ressaltou o impacto do projeto. “O Curumim na Lata é um dos grandes símbolos do Cmae Aníbal Beça. Ao longo de mais de duas décadas, tem sido espaço de formação artística, expressão cultural e transformação social. Cada ritmo, cada apresentação e cada estudante que passou pelo grupo carrega a força da arte como caminho de pertencimento, disciplina e esperança”. 

O repertório reuniu composições musicais e poesias de Aníbal Beça e momentos especiais de homenagem. A apresentação contou com 104 músicos e teve quase 1h30 de duração, incluindo a participação dos projetos Flauta Doce “Os Sopraninos”, Violino Tutti, Clarinete Rio Negro e Linguagem Artística de Dança “Ritmos Pacheco”. 

A estudante Ester Silva, integrante do grupo há quatro anos, celebrou a importância do projeto em sua formação. “O Grupo Curumim na Lata foi muito importante na minha vida, porque abriu muitas portas para mim. Me deu o privilégio de cantar no Teatro Amazonas, em cerimônias grandes da Prefeitura de Manaus, e me concedeu a oportunidade de demonstrar meu talento no canto e na música. Além disso, me ajudou a enxergar outros talentos. Hoje, estudo e faço dança também por influência do grupo. Esse projeto foi essencial para meu crescimento pessoal e artístico”.

— — —

Texto – Emerson Santos/ Semed 

Foto – Eliton Santos/ Semed 

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjCBfaK

Prefeitura realiza noite de premiações durante a 28ª do Edeja

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed),

Publish Now Publish Now

Prefeitura oferta vacinação antirrábica animal no ‘Manaus Cidadã’

Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), da Prefeitura de Manaus, vão

Publish Now Publish Now

Dezembro Vermelho inicia em Manaus com ações de prevenção ao HIV no Mercado Municipal Adolpho Lisboa

Ação reúne testagem, distribuição de insumos e oferta de profilaxias no início

Publish Now Publish Now