A 7ª edição do programa Governo Presente, no sábado (14/05), prestou mais de 5,1 mil atendimentos à população, com serviços como a emissão de documentos, consultas médicas, atendimento psicossocial, acesso a crédito, atividades esportivas, entre outros benefícios. Os serviços foram disponibilizados no Centro de Educação de Tempo Integral (CETI) Elisa Bessa Freire, na Avenida Itaúba, bairro Jorge Teixeira, zona leste de Manaus.
Para levar os serviços à população, o estado investiu R$ 1,5 milhão na estrutura do evento. Segundo o governador do Amazonas, Wilson Lima, a iniciativa vai percorrer todas as zonas da capital levando os serviços essenciais para a população.
“A gente vai percorrer todas as zonas da cidade de Manaus pelo menos uma vez por semana para assistir às nossas comunidades. O Governo do Amazonas tem trabalhado muito para ser reconhecido como um governo que ajuda as pessoas, que se preocupa e que cuida da população, levando dignidade para todos”, enfatizou Wilson Lima.
Saúde e segurança
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e a Fundação de Vigilância em Saúde Dra, Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), fizeram mais de 900 atendimentos, incluindo consultas com médicos especialistas, exames e ações de promoção à saúde.
Foram realizadas 131 consultas com médicos especialistas e 332 exames, como bioimpedância, teste de glicemia e aferição de pressão arterial e cerca de 300 testagens rápidas de HIV, Sífilis e Hepatites. Além disso, foram feitos 131 agendamentos de consultas, 22 atualizações cadastrais no Sistema de Regulação e orientações sobre alimentação saudável, prevenção ao câncer de colo e de mama, saúde do homem, saúde do idoso e triagem neonatal.
Durante a ação, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) também levou a Unidade Móvel de Castração (Castramóvel). Foram realizadas 110 castrações solidárias de cães e gatos.
A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), por meio do Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo (IIACM), atendeu cerca de 700 pessoas com agendamento para a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), um dos serviços mais procurados pelo público presente.
O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) atendeu 420 pessoas com a entrega de CNH Social, certificados de curso de direção defensiva, inscrições para cursos e ações de Educação para o Trânsito.
Cidadania e social
O Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) prestou cerca de 60 atendimentos, entre orientações e cadastros, de empreendedores autônomos para financiamento pelo Programa Crédito Solidário, durante a ação do Governo Presente.
O programa, resultado de uma parceria entre o FPS e a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), dá acesso ao crédito desburocratizado, com cunho social, voltado pessoas sem vínculo empregatício, desempregadas ou subempregadas, possibilitando a inserção no mercado de trabalho, gerando renda e qualidade de vida.
A Secretaria das Cidades e Territórios (Sect) registrou 68 atendimentos com o serviço de abertura de processo para solicitação do título definitivo de imóveis na da área de domínio do estado, além de orientação e de informações quanto aos documentos necessários para solicitar a regularização fundiária do imóvel.
O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) realizou mais de 1.500 atendimentos, entre corte de cabelo, penteados, massoterapia e manicure.
Setor primário
A Secretaria de Estado de Produção (Sepror) entregou 300 cestas de frutas adquiridas pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), para conscientizar a população sobre o combate ao desperdício de alimentos. Foram pelo menos 7,5 toneladas de alimentos provenientes de produtores rurais.
Governo Presente
Ao todo, 37 órgãos estaduais vão estar envolvidos na ação de cidadania. O Governo Presente acontecerá aos sábados, em escolas da rede pública estadual em todas as zonas da cidade, que vão abrir as portas para a comunidade das 8h às 14h. A próxima edição será no dia 20 de julho, na Escola Estadual Coronel Pedro Câmara (CMPM VIII), na Compensa, zona oeste.