Governo do Amazonas inicia implantação de LED em Caapiranga

A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas iniciou, nesta segunda-feira (19/08), os serviços de modernização da iluminação pública de Caapiranga (a 134 quilômetros de Manaus). O Programa Ilumina+ Amazonas está implantando no município 959 pontos de LED, sendo 685 na sede e 274 em 21 comunidades rurais.

O programa de modernização da iluminação pública substitui por LED as lâmpadas antigas de vapor de sódio, de mercúrio ou mistas, mais poluentes e tradicionalmente utilizadas no interior. O LED ilumina mais e com menor consumo.

“A economia de energia pode chegar a 60%, o que, consequentemente, traz redução na conta de luz para as prefeituras. A iluminação pública de LED garante, ainda, redução na emissão de gás carbônico na atmosfera e permite maior luminosidade nas vias públicas, melhorando a segurança das cidades”, observa o secretário da UGPE, Marcellus Campêlo.

O programa de modernização, prossegue Campêlo, segue avançando com a meta de instalar luminárias de LED em todos os 61 municípios do interior. “O governador Wilson Lima está comprometido em levar mais qualidade de vida ao interior do Estado, proporcionando um ganho social para a população, que poderá ocupar os espaços públicos à noite. Há também vantagem para o comércio, que pode estender o horário de funcionamento, com segurança”, destacou.

Próximo município

Com a ordem de serviço já assinada, Barcelos (a 399 quilômetros de Manaus) é o próximo município a ser contemplado com a iluminação de LED. A previsão de instalação é início de setembro. O município vai receber 1.235 pontos de LED, dos quais 1.049 na sede, enquanto os outros 186 serão nas comunidades de Cauburus, Piloto, Carvoeiro, Moura e Dom Pedro II.

O programa também vai chegar nos próximos dias às comunidades de Realidade, Ipixuna e Auxiliadora, em Humaitá (a 590 quilômetros de Manaus).

Desde 2022, o Ilumina+ Amazonas já alcançou 43 municípios e implantou mais de 76 mil pontos de LED no estado. A meta é chegar a todos os 61 municípios do interior com iluminação pública sustentável e de alta qualidade até a 30ª Conferência do Clima (COP-30), que acontece em novembro de 2025, em Belém (PA).