O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), inaugura nesta terça-feira (05/12), a 45ª Exposição Agropecuária (Expoagro). Com entrada gratuita, o evento segue até domingo (10/12), das 9h à 0h, no novo Parque de Multiuso Dr. Eurípides Ferreira Lins, situado no quilômetro 2, da rodovia BR-174 (Manaus-Boa Vista).
“Neste ano de 2023, seguindo a determinação do governador Wilson Lima, nós estaremos aqui inaugurando o novo Parque de Exposição Multiuso. Tudo isso, para mostrar aos produtores rurais, que eles estão de casa nova”, ressalta o titular da Sepror, Daniel Borges.
Nesta 45ª edição, a Expoagro terá praça de alimentação; exposições de animais e maquinários agrícolas; cursos de capacitação, palestras e workshops; rodeio, prova dos três tambores; hipismo, parque de diversões; acesso ao crédito rural; rodada de negócios; concurso leiteiro, torneio de queijo e doce de leite; vaquejada e entre outras atividades voltadas ao setor primário.
O evento contará, ainda, com shows musicais das atrações nacionais Roberta Miranda, Os Menottis, Marcos e Belutti e Batista Lima, além da realização da segunda edição do Festival Artista da Terra, contando com as apresentações de 25 atrações regionais entre os estilos: sertanejo, pagode, forró, piseiro, eletrônica, além de atrações para o público infantil. Toda a programação é gratuita.
Vitrine de negócios e capacitações
A Expoagro é a vitrine do agronegócio sustentável amazonense e promove as melhores oportunidades para fazer negócios, contatos e conhecer novas tecnologias disponíveis no mercado, beneficiando pequenos, médios e grandes produtores rurais e a população em geral, proporcionando desenvolvimento econômico, entretenimento e modernização do setor.
O evento é coordenado pela Sepror e suas unidades vinculadas: Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) e a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf).
Ao todo, serão oferecidos, aproximadamente, 60 cursos gratuitos, os quais estarão disponíveis no auditório e sala da Sepror, voltadas para as atividades de desenvolvimento da agricultura, pesca, piscicultura, pecuária, agroindústria e extrativismo sustentável. As capacitações ocorrerão nos seis dias de evento.
Sanidade animal
Para garantir o bem-estar animal, os esportes equestres atenderão rigorosamente aos protocolos de segurança estabelecidos pela Adaf e o Conselho dos Animais. A sanidade dos cavalos da Raça Quarto de Milha é essencial, exigindo a apresentação de exames negativos para mormo e Anemia Infecciosa Equina (AIE) através do Guia de Transporte Animal (GTA).