Governo do Amazonas e Prefeitura de Parintins assinam termo de cooperação para repasse das obras de saneamento do Prosai

O Governo do Amazonas e a Prefeitura de Parintins assinaram, nesta quinta-feira (29/05), Termo de Acordo de Cooperação Técnica (TACT) que formaliza o repasse, para a gestão municipal, do novo sistema de água e rede de esgoto que está sendo construído por meio do Programa de Saneamento Integrado (Prosai).

O acordo, firmado entre a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb) responsável pelas obras, e a Prefeitura, estabelece que o sistema em construção passará a ser administrado pelo município, após a conclusão das obras.

A assinatura ocorreu durante reunião na sede da UGPE, em Manaus, com a presença do secretário da Sedurb, Marcellus Campêlo, prefeito de Parintins, Mateus Assayag, e do diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Marcos Anwdrey Marinho. Além da formalização do termo, também foi discutido o andamento das próximas fases do Prosai no município.

Na ocasião, Campêlo destacou a importância do acordo para garantir a continuidade e a eficiência na gestão do sistema de saneamento em Parintins. “Esse convênio com a Prefeitura é muito importante. Isso permite que o município receba e opere os sistemas, com apoio técnico do Governo do Estado. Vamos fortalecer o SAAE local. Esse convênio é fundamental para o avanço do Prosai”, disse o secretário.

O prefeito Mateus Assayag ressaltou a relevância da colaboração com o Estado para o avanço do saneamento no município. “É uma parceria com o Governo do Amazonas que vai fortalecer ainda mais os serviços de água e esgoto em Parintins e isso refletirá na qualidade de vida da nossa população”, observou.

O Prosai prevê 44 quilômetros de rede de distribuição do sistema de abastecimento de água, perfuração de dez novos poços e recuperação de sete poços existentes, além da construção de quatro Centros de Reservação e Distribuição (CRDs). O novo sistema vai atender toda a cidade de Parintins.

Na parte de esgotamento sanitário, os trabalhos estão sendo realizados no bairro Palmares, com 200 metros de tubulação já instalados. O projeto prevê 34 quilômetros de rede de coleta, quatro estações elevatórias e uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). O novo sistema vai beneficiar cerca de 12 mil pessoas.

Sobre o Prosai

O Prosai Parintins vai promover a requalificação urbanística de uma área de mais de 208 mil metros quadrados, no entorno da Lagoa da Francesa, beneficiando seis bairros. As obras abrangem saneamento básico, habitação, requalificação urbanística e reflorestamento.

Serão construídos um novo mercado, conjuntos habitacionais, parques urbanos, praças, ciclovias, playground’s, quadras poliesportivas, quiosques para pequenos comerciantes, um Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) e o Centro de Qualificação da Mulher Parintinense. O programa irá reassentar 832 famílias de áreas de risco de alagação em 504 unidades habitacionais e outras soluções de moradia.

O Prosai Parintins é considerado o maior investimento já realizado no interior do estado. São U$ 87,5 milhões, sendo US$ 70 milhões financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a contrapartida direta do Estado de U$ 17,5 milhões. O financiamento é fruto de operação de crédito a ser paga pelo Governo do Estado.

Prefeitura realiza noite de premiações durante a 28ª do Edeja

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed),

Publish Now Publish Now

Prefeitura oferta vacinação antirrábica animal no ‘Manaus Cidadã’

Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), da Prefeitura de Manaus, vão

Publish Now Publish Now

Dezembro Vermelho inicia em Manaus com ações de prevenção ao HIV no Mercado Municipal Adolpho Lisboa

Ação reúne testagem, distribuição de insumos e oferta de profilaxias no início

Publish Now Publish Now