Fapeam e INDT assinam protocolo de intenções para criação do Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação da Amazônia e ampliam cooperação

Assinatura do protocolo ocorreu durante o evento “Água e suas Potencialidades na Amazônia”, em Manaus.

Fapeam e INDT assinaram, na quarta-feira (26/11), um protocolo de intenções para a criação do Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação da Amazônia (PC&TIA). O ato foi realizado na sede do INDT, no bairro Planalto, zona oeste de Manaus, durante o evento “Água e suas Potencialidades na Amazônia”, com presença de representantes de instituições científicas e tecnológicas.

Assinatura e participantes

O protocolo foi assinado pela diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales Mendes Silva; pelo professor Roberto Lavor, presidente do Conselho Consultivo do INDT; pelo diretor da Faculdade de Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas (FT/UFAM), João Caldas do Lago Neto; pelo diretor do Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA), Márcio Miranda; pelo chefe geral da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Amazônia Ocidental), Everton Cordeiro; e pela pesquisadora e representante do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Paula Carpinteiro de Moraes.

Segundo a diretora-presidente da Fapeam, a assinatura representa um passo estratégico para impulsionar o desenvolvimento científico, tecnológico e econômico do Amazonas. “Esse é um momento simbólico, onde várias instituições estão dizendo sim para a criação do PC&TIA. Nós estamos interessados em somar e dar os passos necessários em prol do Amazonas”, afirmou Márcia Perales.

O professor Roberto Lavor destacou a expectativa de consolidar iniciativas conjuntas e a necessidade de alinhamento estratégico entre as instituições para aproveitar o potencial já existente no estado. “A expectativa é que a gente construa pontes desse arquipélago de excelência que nós temos implantado no Amazonas. Nós temos ICTs competentes, uma Fundação que é um destaque nacional. Só faltava a ‘ponte’ entre elas”, disse o presidente do Conselho do INDT.

Debates e palestras

Antes da assinatura, houve uma mesa-redonda entre as instituições parceiras do PC&TIA. Com o tema “Fapeam: fomento à ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento sustentável do Amazonas”, a diretora-presidente da Fapeam apresentou ações da Fundação no período de 2019 a 2025 e destacou investimentos que já superam R$ 880 milhões, bem como pesquisas sobre recursos hídricos desenvolvidas em sete municípios do Amazonas.

O professor Roberto Lavor proferiu a palestra “Água: a Riqueza Estratégica” e enfatizou a importância de estudos sobre água para a sobrevivência. “Sem água não tem floresta em pé”, afirmou, ao apresentar dados de pesquisas em âmbito mundial.

Programa Ciência na Escola e divulgação

O evento no INDT ocorreu de 9h as 17h. Pela manhã, a chefe do Departamento de Acompanhamento e Avaliação (Deac/Fapeam), professora Ana Cláudia Maquiné, apresentou o Programa Ciência na Escola (PCE) na palestra “FAPEAM e PCE: Incentivando jovens pesquisadores no Amazonas”.

No hall do INDT, o público pôde visitar o estande da Fapeam e conhecer as ações da Fundação. Foram disponibilizados portfólios com mais de 300 pesquisas fomentadas pela Fapeam, documentos que também estão disponíveis no site institucional, além de material produzido e lançado durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30).

Encerramento

O protocolo de intenções formaliza a intenção de integrar esforços entre fundações, institutos de pesquisa, universidades e centros de negócios para criar o Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação da Amazônia, com foco em ciência, tecnologia e inovação voltadas a recursos hídricos e desenvolvimento regional.

Assuntos nesse artigo:

#fapeam, #indt, #parquedeciencia, #tecnologia, #inovacao, #amazonia, #pctia, #manaus, #planalto, #marciaperales, #robertolavor, #joaocaldasdolago, #marciomiranda, #evertoncordeiro, #paulacarpinteirodemoraes, #embrapaamazoniaocidental, #inpa, #agua, #pce, #pesquisas

Prefeitura realiza noite de premiações durante a 28ª do Edeja

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed),

Publish Now Publish Now

Prefeitura oferta vacinação antirrábica animal no ‘Manaus Cidadã’

Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), da Prefeitura de Manaus, vão

Publish Now Publish Now

Dezembro Vermelho inicia em Manaus com ações de prevenção ao HIV no Mercado Municipal Adolpho Lisboa

Ação reúne testagem, distribuição de insumos e oferta de profilaxias no início

Publish Now Publish Now