Em Iranduba, força-tarefa do Corpo de Bombeiros combate mais de 300 focos de incêndio em 24 horas

Equipes permanecem no local para controlar focos em reignição e garantir a segurança da área

Em 24 horas, o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) combateu mais de 300 focos de incêndio, em uma área de, aproximadamente, um milhão e 600 mil metros quadrados de extensão. A força-tarefa montada no domingo (15/09), em reforço à Operação Céu Limpo, segue atuando no Distrito do Cacau Pirêra e trechos da rodovia AM-070, no município de Iranduba (a 27 quilômetros da capital).

Os trabalhos na região foram iniciados ainda no sábado (14/09), depois que o 1° Pelotão Destacado de Bombeiros Militares de Iranduba (PDBM) foi acionado, na ocasião, foram executadas ações intensivas para controlar as chamas. Na manhã do domingo (15/09), uma avaliação do território foi realizada, a partir dos dados do monitoramento feito pela Sala de Situação, para ajustar a estratégia de combate e garantir a extinção do sinistro.

De acordo com o comandante-geral do CBMAM, coronel Alexandre Freitas, por conta da vegetação seca e as altas temperaturas, no local da ocorrência está acontecendo a queima em profundidade, quando não há chamas na superfície, dificultando a detecção e mantendo lentamente a propagação.

“Aqui a gente observa que ainda está queimando por baixo, por conta da quantidade de material orgânico seco e a umidade baixa. Há muito material orgânico depositado na área e, que acaba entrando em combustão. O que dificulta a identificação e, consequentemente, o combate”, pontuou o comandante-geral do CBMAM.

Força-tarefa

A força-tarefa foi composta por mais de 50 bombeiros militares e homens da Força Nacional. O efetivo da operação Céu Limpo também atuou na ação. Houve ainda o envio de equipamentos especializados como bombas costais, abafadores, pinga-fogo e sopradores, 12 viaturas de combate da capital, entre picapes equipadas com kit de combate a incêndios e Auto Bombas Tanques (ABTs), também foram empregadas na missão.

A força-tarefa está atuando, nesta segunda-feira (16/09), na região. A Sala de Situação segue monitorando a operação e trabalhando para garantir a completa extinção do sinistro na localidade.