Comitiva do Idam apresenta experiências de assistência técnica e extensão rural durante a COP30 em Belém-PA

Idam e parceiros da Amazônia apresentam resultados de Ater e propostas para fortalecer a PSA.

Na quinta-feira (20/11), representantes do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater Pará) e do Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap) se reuniram em Belém-PA para a apresentação do painel “O Papel da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) Pública na Política de Pagamento de Serviços Ambientais (PSA), na COP30”. A reunião teve como objetivo mostrar exemplos de trabalhos de desenvolvimento sustentável no estado.

Representação do Idam e divulgação de experiências

O Idam foi representado por uma comitiva de extensionistas que atuaram em projetos de recuperação de áreas degradadas e em programas de pagamento por serviços ambientais. Entre os participantes estava a diretora de Assistência Técnica e Extensão Rural (DITER), Nadiele Pacheco. Segundo ela, “Durante o painel divulgamos e apresentamos as experiências exitosas que os trabalhos de Ater do Amazonas, conduzidos pelo Idam, tiveram no que diz respeito à recuperação de áreas degradadas e desenvolvimento sustentável”.

Diagnóstico para fortalecimento da Ater na Amazônia

A comitiva também apresentou o “Diagnóstico para o fortalecimento de assistência técnica e extensão rural com enfoque de atuação para soberania e segurança alimentar nos nove estados da Amazônia brasileira”, realizado por um consórcio de entidades de Ater pública da Amazônia Legal. O projeto propõe aprimorar os serviços públicos de Ater por meio de propostas voltadas à capacitação de técnicos, inovação tecnológica e à execução de políticas públicas.

As propostas visam reduzir desigualdades, fortalecer a agricultura familiar e assegurar a preservação ambiental. A agenda incluiu, ainda, a divulgação de resultados práticos obtidos pelo Idam na região do Amazonas, com foco em práticas que promovem recuperação de áreas e incentivo a meios de subsistência sustentáveis.

Agenda e networking durante a COP30

De acordo com Nadiele Pacheco, a participação do Idam em Belém-PA se estende até esta sexta-feira (21/11) e inclui diálogos e networkings com instituições e empresas, com atenção para a possibilidade de captação de recursos para o fortalecimento da Ater pública no estado.

Assuntos nesse artigo:

#idam, #ematerpara, #rurap, #ater, #assistenciatecnica, #extensaorural, #psa, #pagamentodeservicosambientais, #cop30, #belem-pa, #recuperacaodeareasdegradadas, #desenvolvimentosustentavel, #diagnostico, #amazonialegal, #agriculturafamiliar, #soberania, #segurancaalimentar, #capacitacao, #inovacaotecnologica, #consorcio

Prefeitura realiza noite de premiações durante a 28ª do Edeja

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed),

Publish Now Publish Now

Prefeitura oferta vacinação antirrábica animal no ‘Manaus Cidadã’

Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), da Prefeitura de Manaus, vão

Publish Now Publish Now

Dezembro Vermelho inicia em Manaus com ações de prevenção ao HIV no Mercado Municipal Adolpho Lisboa

Ação reúne testagem, distribuição de insumos e oferta de profilaxias no início

Publish Now Publish Now