Comemoração dos 10 anos do Parque Rio Negro reúne shows gratuitos e ações socioculturais para a população

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, realizou, neste domingo (27/04), uma programação cultural em comemoração aos 10 anos de inauguração do Parque Rio Negro, localizado no bairro São Raimundo, zona oeste da capital. Com entrada gratuita, a população assistiu às apresentações de artistas locais, show dos bois Caprichoso e Garantido, além de ações socioculturais voltadas para a comunidade.

Para o secretário de Cultura e Economia Criativa, Caio André, os espaços de lazer da capital, administrados pelo Estado, são os principais pontos de encontro das famílias e precisam ser celebrados.

“A gente precisa de eventos como esse para mostrar o quão linda é a nossa cidade. Esse evento em comemoração aos 10 anos do Parque Rio Negro engloba a união da comunidade com os bois, que são nosso principal expoente cultural”, destacou o titular da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Caio André.

Para a família

Junto com o filho, Beatriz Moraes, 43, aproveitou a folga do trabalho para aproveitar o evento de aniversário do Parque Rio Negro e assistir ao show do Uendel Pinheiro e do Boi Caprichoso.

“Muitas vezes a gente não tem oportunidade de sair e quando tem evento assim por aqui, temos que aproveitar. Ele (o filho) sabe cantar todas as músicas do Uendel e do Caprichoso”, disse Beatriz Moraes.

Moradora há 22 anos do bairro São Raimundo, Val da Silva, 51, encontrou no evento de comemoração de aniversário uma oportunidade de levar o neto para curtir um dos cartões-postais da cidade e ver o show do boi Garantido.

“É uma alegria e satisfação. O Parque é o nosso espaço para caminhar e trazer a família. Antes não tinha muita coisa aqui, então veio só para melhorar”, disse a moradora.

Sobre o Parque Rio Negro

Inaugurado no dia 30 de abril de 2015, com 36.590 m², o Parque Rio Negro é de responsabilidade do Governo do Estado e representa um marco na transformação realizada pelo Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim).

O local possui pista para caminhada e corrida, com 1.750m de extensão, playground para as crianças brincarem, duas áreas com equipamentos para ginástica ao ar livre e bancos de jardim.

Em 2021, o espaço recebeu sua primeira revitalização, durante a gestão do governador Wilson Lima. Entre as melhorias, estiveram o reparo e pintura dos bancos, cestos coletores, substituição dos brinquedos do playground e equipamentos ao ar livre, limpeza dos canais de drenagem, desobstrução e restauração das instalações de esgoto.

Programação

A abertura das comemorações, neste domingo, foi com o programa #Toadas, evento que tem apoio do Governo do Amazonas. O sambista Uendel Pinheiro, um dos autores do “projeto boi dá samba” deu início à festa.

A festa seguiu com as toadas lendárias dos bois Caprichoso e Garantido que embalaram gerações com o som do toadeiros Tony Medeiros, Júnior Paulain, Renato Freitas, Carlinho do Boi, Carlos Batata, Paulinho Viana, Lucilene Castro e Márcia Siqueira.

Na quarta-feira (30/04), as comemorações continuam com a programação abaixo:

Feira do produtor da ADS;
Bazar das empreendedoras
17h às 18h – DJ Thiago
18h às 19h- aulão de ritmos com o professor André Andrade
19h às 20h – toadas com o grupo resistência da toada
20h às 20h30 – bolero com Leno Santos
20h30 – banda da Marinha
21h – Furacão do Calypso.

As atividades do Mania de Ler serão realizadas nos dois dias com a Central de Arte e Educação junto ao público infantil no local.

Prefeitura realiza noite de premiações durante a 28ª do Edeja

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed),

Publish Now Publish Now

Prefeitura oferta vacinação antirrábica animal no ‘Manaus Cidadã’

Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), da Prefeitura de Manaus, vão

Publish Now Publish Now

Dezembro Vermelho inicia em Manaus com ações de prevenção ao HIV no Mercado Municipal Adolpho Lisboa

Ação reúne testagem, distribuição de insumos e oferta de profilaxias no início

Publish Now Publish Now