Casa dos Brinquedos Encantados resgata a criatividade no ato de brincar da primeira infância

Dentro da programação do ‘O Mundo Encantado do Natal’, a Casa dos Brinquedos Encantados abre espaço para imaginação, alheia à tecnologia, apostando nos brinquedos atemporais e na criatividade. A atração vai ocupar a Casa das Artes, rua José Clemente, Centro, próximo ao Teatro Amazonas, com estreia neste domingo (01/12).

Para ter acesso à Casa dos Brinquedos, os agendamentos são gratuitos via Portal da Cultura (cultura.am.gov.br), cujas primeiras vagas estarão disponíveis nesta quinta-feira (28/11). A temporada natalina do ‘O Mundo Encantado do Natal’ é promovida pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

A atração destinada às crianças de até cinco anos vai permitir uma imersão em um cenário lúdico, ambientado com a utilização de materiais específicos, incluindo pisos e brinquedos destinados à primeira infância. O secretário em exercício de Cultura e Economia Criativa, Candido Jeremias, acrescenta que o novo espaço segue a proposta da campanha de Natal do estado, ao transportar o público para outras épocas, revivendo momentos.

“Vamos criar uma imersão nesse mundo criativo, onde os brinquedos serão produzidos pelas próprias crianças, com o resgate de brincadeiras antigas, leves e criativas, em um ambiente inédito, idealizado por profissionais capacitados. Até o dia 23 de dezembro, serão três agendamentos pelo Portal da Cultura, ampliando as chances de inscrições para todos”, afirma o secretário.

As atividades serão conduzidas pela turma do Barquinho Infância e Central Pedagógica da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Uma programação natalina para encantar, divertir e estimular a imaginação de cada criança.

Durante 45 minutos, os grupos de, no máximo. 30 crianças e responsáveis, visitarão três ambientes distintos: “Brinquedoteca Natalina”, composta por brinquedos antigos, porém atemporais e que resgatam a memória da infância dos pais e responsáveis; “Oficina Brincar”, para produção de brinquedos artesanais construídos pelos próprios visitantes, como telefone sem fio, catavento, barquinho de papel, entre outros; “Sala dos Brinquedos Encantados”, que traz atividades sensoriais, montagem da árvore de Natal, apresentação artística e o momento das fotos.

A diretora do Barquinho Infância, Camila Maria Gaspar, ressalta que cada cantinho da Casa dos Brinquedos Encantados foi pensado para proporcionar momentos de diversão e descobertas. “As crianças vão encontrar desde o piso até o material dos jogos de acordo com a faixa etária específica, tudo na altura deles. Um espaço para dar asas à imaginação, onde o protagonismo é das crianças”, adianta Camila.