Câmara volta a discutir regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo

A Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados realiza uma audiência pública nesta quinta-feira (25) para discutir o projeto de lei do governo que regulamenta a atividade dos trabalhadores de aplicativos (Projeto de Lei Complementar 12/24).

A audiência será realizada sala 31, do anexo 2 da Câmara, a partir das 9 horas.

O debate foi proposto pelo presidente da comissão, deputado Josenildo (PDT-AP), e ouvirá representante de diversas empresas de aplicativo de transporte individual. Os ministros do Trabalho e da Previdência Social também foram convidados.

Impactos em diversos setores Josenildo afirma que a proposta do governo traz implicações para diversos setores da sociedade. Por isso, ele quer discutir como o projeto pode influenciar a renda e as condições de trabalho, a proteção social desses motoristas, a segurança dos usuários e a viabilidade econômica das empresas.

O parlamentar acredita que a troca de ideias durante a audiência permitirá aprimorar pontos do projeto do governo, “visando à construção de uma legislação mais eficiente, justa e alinhada com as necessidades e demandas do setor”.

Polêmica

O assunto causou polêmica em debate na Câmara dos Deputados na semana passada, onde estiveram presentes centenas de motoristas de aplicativo.
As divergências incluem a forma de remuneração, a contribuição previdenciária e representação da categoria por sindicatos. O governo argumenta que o texto é fruto da negociação entre empresas e trabalhadores.

A Frente Parlamentar em Defesa dos Motoristas de Aplicativos, por sua vez, defende a aprovação de outra proposta: o Projeto de Lei 536/24, que determina como parâmetro da remuneração o km rodado e o minuto trabalhado.

O projeto do governo fixa essa remuneração em R$ 32,10 por hora trabalhada, o que não inclui períodos de espera.

Outros debates

Regulamentação do trabalho de motorista de aplicativo também será tema de debate na Comissão de Viação e Transportes na quarta (24).

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Governo do Amazonas anuncia pagamento do Fundeb 2025 a 32 mil servidores e progressões para 23,2 mil profissionais

Governo do Amazonas anuncia abono do Fundeb para 32 mil servidores e

Publish Now Publish Now

Programa Educacional Bombeiro Mirim do CBMAM forma 650 crianças e adolescentes em 2025 no Amazonas

Programa do Corpo de Bombeiros no Amazonas atinge 650 crianças e adolescentes

Publish Now Publish Now

Mutirão no Amazonas amplia cirurgias por câncer de pele na Fuham durante Dezembro Laranja

Mutirão de cirurgias dermatológicas na Fundação Hospitalar Alfredo da Matta atendeu pacientes

Publish Now Publish Now