Amazonas sobe no ranking do IBID e consolida liderança em inovação no Norte

O estado do Amazonas registrou o maior crescimento em inovação no Brasil de acordo com a segunda edição do Índice Brasil de Inovação e Desenvolvimento (IBID). A nova edição foi lançada pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), durante o evento Startup Summit, realizado em Florianópolis. Destacando-se na 17ª posição, o estado subiu três posições em comparação ao ano de 2024, sendo o único na região Norte a conseguir realizar este feito em apenas um ano, tornando-se líder regional.

No pilar Instituições, o Amazonas está acima da média nacional, figurando em sexto lugar e deixando evidentes grandes avanços no setor institucional e regulatório. No ranking do pilar Negócios, o Amazonas se estabelece em 9º lugar, ocupando uma posição de destaque no quesito Absorção de conhecimento e, dessa forma, tornando o estado um local propício para o desenvolvimento de ecossistemas voltados ao setor empresarial, fortalecendo-o de maneira dinâmica e eficiente.

O índice mostra que o crescimento do Amazonas reforça o avanço de políticas públicas nas áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação, além do fortalecimento da pesquisa científica e da relação entre universidades, startups e empreendedores. Para o secretário-executivo de CT&I, Jeibi Medeiros, o desempenho amazonense mostra que o estado está no caminho certo.

“Esse avanço só foi possível com o apoio do governador Wilson Lima, do secretário Serafim Corrêa e com o papel essencial da Fapeam no fomento à ciência e inovação. Reativamos o Conselho Estadual de CT&I, atualizamos a Lei de Inovação e estamos cada vez mais presentes no ecossistema, em escuta ativa, construindo conexões de valor com startups, universidades e empreendedores”, destacou Jeibi.

O secretário reafirmou também a confiança e a governança que o Governo do Amazonas vem depositando no ecossistema de inovação. “Avançaremos para a integração regional como próximo passo e estamos criando um movimento dentro dos municípios, dando voz e vez a todos”, acrescentou Jeibi Medeiros.

O Índice Brasil de Inovação e Desenvolvimento segue a metodologia adotada pelo Inpi, utilizada pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (Ompi) no Índice Global de Inovação (Global Innovation Index, GII), responsável por medir anualmente o desempenho da inovação em 133 países, dentre eles o Brasil. A estrutura dos índices é dividida da mesma forma, contando com sete pilares de inovação e 21 dimensões.

Prefeitura realiza noite de premiações durante a 28ª do Edeja

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed),

Publish Now Publish Now

Prefeitura oferta vacinação antirrábica animal no ‘Manaus Cidadã’

Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), da Prefeitura de Manaus, vão

Publish Now Publish Now

Dezembro Vermelho inicia em Manaus com ações de prevenção ao HIV no Mercado Municipal Adolpho Lisboa

Ação reúne testagem, distribuição de insumos e oferta de profilaxias no início

Publish Now Publish Now