Amazonas analisou mais de 9 mil amostras de água para consumo humano em 2024

Por meio do Programa de Vigilância da Qualidade da Água de Consumo Humano (Vigiagua) da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-RCP), foram analisadas 9.063 amostras de água para consumo humano em 2024. O balanço anual, divulgado nesta quinta-feira (20/03), destaca o monitoramento contínuo da qualidade da água para consumo humano em municípios do estado.

O monitoramento realizado pela FVS-RCP, instituição da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), faza o acompanhamento da qualidade da água distribuída à população em 30 municípios do estado que dispõe do programa ativo e operacionalizados pelas Secretarias Municipais de Saúde mediante supervisão e coordenação da vigilância em saúde estadual.

As ações das equipes municipais incluem coleta de amostras em pontos estratégicos, como sistemas de abastecimento de água e fontes alternativas, como poços artesianos e rios, além de serem realizadas análises laboratoriais rigorosas para verificar a conformidade com os padrões de potabilidade vigentes estabelecidas na Portaria GM/MS nº 888/2021.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, disse que a atuação do Vigiagua é estratégica para a prevenção de doenças transmitidas pela água e contribui com a qualidade do serviço de abastecimento. “O monitoramento da qualidade da água é um dos pilares para a promoção da saúde pública. A análise das amostras reflete o esforço contínuo para que a população tenha acesso a água de qualidade”, afirma.

A gerente de Recursos Não Biológicos do Departamento de Vigilância Ambiental (DVA) da FVS-RCP, Raiane Aila, destacou o papel fundamental do trabalho em conjunto com as prefeituras e as equipes locais de saúde. “Cada amostra analisada representa um passo importante para a saúde da população e a prevenção de doenças e agravos. A colaboração com os municípios é fundamental para a continuidade desse monitoramento”, disse Raiane.

A análise das amostras inclui a verificação de parâmetros como turbidez, cor, pH e coliformes fecais. Quando são detectadas irregularidades, as ações corretivas são imediatas, com orientações para as autoridades locais sobre os ajustes necessários para a segurança da água consumida.

Nesta quinta-feira (20/03), a equipe de Vigiagua realizou reunião com os municípios participantes do programa em nível municipal, alinhando os indicadores da iniciativa e fazendo um balanço das ações realizadas em 2024.

Ainda durante 2024, a FVS-RCP distribuiu 5,3 milhões de unidades de hipoclorito de sódio a 2,5% para o enfrentamento de problemas com relação à água para consumo humano nos municípios do Amazonas relacionados a aspectos, como a estiagem.

Ampliação do Vigiagua no Amazonas

A implantação de novos programas Vigiagua nos municípios é de responsabilidade da FVS-RCP que trabalha com um plano de implantação a partir da colaboração junto às Secretarias Municipais de Saúde. A GRNB na FVS-RCP fortalece a ampliação da cobertura do programa investindo em parcerias com os municípios, além de capacitar os profissionais envolvidos no processo de análise e orientação à população.

Um dos municípios que possuem o Vigiagua é Manacapuru. Além do monitoramento, a iniciativa tem promovido a sensibilidade da população local. “Temos trabalhado junto às comunidades para que compreendam a importância do cuidado com a água, desde a captação até o consumo”, ressalta Raimunda Macena Cavalcante, do Vigiagua da Secretaria Municipal de Saúde de Manacapuru.