A Polícia Federal prendeu, em ações distintas, entre sexta-feira (20/9) e domingo (22/9), quatro passageiros de voos internacionais e apreendeu 10 kg de cocaína.
Policiais federais, ao fiscalizarem na sexta-feira (20/9) passageiros e bagagens com o auxílio dos aparelhos de escaneamento corporal e cães farejadores, realizaram a prisão de dois passageiros com cocaína. Na primeira ação, os policiais encontraram, fixados às coxas e cintura de um homem, 3 kg de droga. Em outra ação, um brasileiro foi flagrado com 4 kg droga em volumes ocultos em fundos falsos forjados em sua mala.
No sábado (21/9) e domingo (22/9), outros dois passageiros foram presos por tráfico de drogas. Uma brasileira, que foi flagrada com cápsulas contendo cocaína em suas peças íntimas de roupa, nas cavidades corporais e dentro do seu aparelho digestivo, sendo necessário, em razão do risco de morte, seu encaminhamento para um hospital público. Na outra ação, um brasileiro levava em fundos falsos forjados em sua bagagem de bordo, 2 kg de droga.
Por fim, um homem em um voo que decolou de Angola apresentou sinais de embriaguez e, após o pouso, foi retirado da aeronave por policiais federais.
De janeiro a 19 de setembro de 2024, já foram presas por tráfico de drogas, no Aeroporto Internacional de SP/Guarulhos, 413 pessoas, 40% a mais, se comparado com o mesmo período de 2023 (296 prisões). Esse aumento foi impulsionado pelas prisões de 140 pessoas flagradas com a droga, na forma de cápsulas, dentro do aparelho digestivo.