O governador Wilson Lima destacou, nesta segunda-feira (12/08), o avanço no combate ao tráfico de drogas no estado, durante apresentação da maior apreensão de entorpecentes já registrada na história do Amazonas. A interceptação de 4,3 toneladas de cocaína e pasta base de cocaína aconteceu no município de Benjamin Constant (a 1.121 quilômetros de Manaus), na calha do Solimões, pelas Forças de Segurança.
Com a apreensão, o Governo do Amazonas já superou nos oito meses de 2024 o quantitativo apreendido durante todo o ano passado. Em 2024, até o dia 10 de agosto, já foram apreendidas cerca de 30 toneladas. Para comparação, em todo o ano passado foram apreendidas 28,1 toneladas.
“É importante combatermos o tráfico de drogas porque 80%, ou mais, dos crimes que acontecem na capital, inclusive os crimes violentos de homicídios, têm relação com o tráfico de drogas e, por isso, estamos agindo de forma muito contundente nessas áreas. Parabéns a Polícia Militar, Polícia Civil e ao Exército Brasileiro, que nos deu um apoio muito grande”, afirmou o governador.
O resultado coloca o Amazonas como líder no ranking da região norte em volume de apreensões neste ano. O total apreendido no estado representa mais que o dobro do total interceptado pelos demais estados da região somados.
O governador esteve acompanhado do secretário de Segurança do Estado, coronel Vinicius Almeida, do delegado-geral da Polícia Civil, Bruno Fraga, do comandante da Polícia Militar, Klinger Paiva, do comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Alexandre Gama, entre outras autoridades das forças de Segurança do Estado.
A operação
A operação teve cinco meses de investigação feita pela Delegacia de Benjamin Constant, e envolveu um trabalho integrado das polícias Civil, Militar. O trabalho de transporte do entorpecente iniciou no dia 2 de agosto e foi concluído no último domingo (11/08), com a chegada da última remessa em Manaus.
O transporte do material apreendido foi feito com o apoio do Exército Brasileiro, que disponibilizou aeronaves para trazer o material até a capital. Agora a droga será enviada para incineração. A droga desembarcou no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes por aeronaves do Governo do Estado e foi transportada com apoio dos alunos do Centro de Formação de Soldados da Polícia Militar do Amazonas (CFSD).
“A determinação que o governo Wilson Lima deu ao sistema de segurança foi que fosse para cima das organizações criminosas. Essa é a prova de que esses homens, esses profissionais, essas mulheres, estão fazendo esse belíssimo trabalho dentro do nosso estado”, afirmou o titular da SSP, coronel Vinicius Almeida.
A diretora do Fundo Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça, Camila Pintarelli, avaliou o trabalho do Governo do Amazonas na área da segurança pública como sério e inteligente no uso do repasse dos recursos federais.
“Como o governador lembrou, muitas operações como essas têm parte das suas diárias custeadas pelo Fundo Nacional de Segurança Pública. Além disso, é importante presenciar essa apreensão ser conduzida por uma mulher. Isso mostra como o Amazonas, além de gerir os recursos de forma séria, também gere os seus recursos humanos de forma eficiente”, reforçou a representante do Governo Federal.
Investigações
As investigações que resultaram na maior apreensão de drogas do Amazonas iniciaram em fevereiro deste ano, coordenadas pela delegada da Polícia Civil nos municípios de Atalaia do Norte e Benjamin Constant, Mayara Magna. A profissional faz parte da nova turma dos concursados convocados pelo governador Wilson Lima em 2023.
“Após um relatório de investigação exitoso da equipe conseguimos coletar informações e vimos que eram pertinentes para um mandado de busca e apreensão”, explicou a delegada Mayara Magna.
A operação resultou na captura de dois homens, um de 40 e outro de 42 anos, presos em flagrante pelo crime, porém as investigações continuam para identificar outros envolvidos. A droga era composta por cocaína e pasta-base de cocaína e foi encontrada em um sítio na estrada do Crajari, área rural e de difícil acesso em Benjamin Constant.
De acordo com a Polícia Civil, as levaram cerca de 7 horas para chegar ao local onde a droga foi encontrada, incluindo um percurso de barco e caminhada. Ainda segundo a PC, com um dos suspeitos foram apreendidos veículos, armas e munições.
CICC
O governador Wilson Lima entregou também nesta segunda-feira, a estrutura revitalizada do prédio do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), localizado na avenida André Araújo, bairro Petrópolis, zona sul de Manaus.
No CICC trabalham mais de 400 servidores e o investimento para as obras foi de R$ 1,5 milhão, executados pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE). O espaço recebeu melhorias estruturais como manutenção elétrica e hidráulica, reforma e cobertura do fôrro, pintura, renovação de fachada e modernização com aparelho de reconhecimento facial na entrada.
Investimentos
Desde 2019 o governador Wilson Lima investiu na Segurança Pública o montante de R$ 1 bilhão, consolidando as polícias do Amazonas entre as mais equipadas do Brasil. O aporte é voltado para tecnologia, armamento, infraestrutura, instalações das bases Arpão 1 e 2, capacitação e valorização profissional.