A cidade de São Paulo instituiu 22 de maio como o Dia de Rita Lee, uma homenagem para a cantora, considerada a ‘rainha do rock nacional’, que morreu no dia 8 de maio de 2023, devido a um câncer no pulmão. A lei foi aprovada e formalizada pela Câmara Municipal. Apesar de Rita ter nascido no dia 31 de dezembro, ela comemorava o aniversário em maio para ter ‘exclusividade’, já que no fim do ano há muitas celebrações
A cantora nasceu em 31 de dezembro, mas sempre preferiu comemorar seu aniversário no mês de maio. A escolha do dia 22 se deu à devoção da artista por Santa Rita de Cássia, que é celebrada nesta data.
“Nunca tive uma festa minha. É sempre ‘hoje a festa é sua, hoje a festa é nossa, é de quem quiser’. Não, uma festa só pra mim!”, declarou a artista quando explicou a escolha da data alternativa. “Eu escolhi porque é o dia de Santa Rita de Cássia”, justificou.
A família celebra
Roberto de Carvalho, viúvo de Rita Lee, manifestou seu contentamento com a homenagem através de uma publicação em seu perfil no Instagram, enaltecendo a data e a memória da artista que tanto contribuiu para a cultura paulistana e brasileira.
Rita Lee morreu no dia 8 de maio de 2023, aos 75 anos de idade. Ela foi diagnosticada com câncer de pulmão em 2021. Ela é considerada a “Rainha do Rock Brasileiro” e uma das mulheres mais influentes do país.
Ex-integrante do grupo “Os Mutantes” e “Tutti Frutti”, Rita Lee fez parte de importantes momentos da história do país e, claro, da música. A independência feminina foi uma das principais marcas do trabalho da artista.
Entre os sucessos estão “Ovelha Negra”, “Mania de Você”, “Lança Perfume”, “Agora Só Falta Você”, “Baila Comigo”, “Banho de Espuma”, “Desculpe o Auê”, “Erva Venenosa”, “Amor e Sexo”, “Reza”, “Menino Bonito” , “Flagra” e “Doce Vampiro”, entre outras.