PF e IBAMA reprimem tráfico de animais silvestres em Alagoas

A Polícia Federal, em ação conjunta com o IBAMA, deflagrou nesta quinta-feira (11/7), a Operação Trinado, visando reprimir o tráfico de animais silvestres no estado de Alagoas.

Os policiais federais cumprem quatro mandados de busca em apreensão nas cidades de Marechal Deodoro/AL e Porto da Folha/SE.

Durante o cumprimento das medidas judiciais foram lavrados quatro Termos Circunstanciados de Ocorrência – TCO, pelo crime de guarda, em cativeiro ou depósito, de espécime da fauna silvestre sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, por terem sido encontrados nos locais vários pássaros sem anilhas e sem certificação do IBAMA.

A investigação teve início a partir da constatação de falsidade e adulteração em anilhas de pássaros apreendidos em um torneio de canto ilegal, realizado em Marechal Deodoro, no dia 17/3 deste ano. Na ocasião, foi verificada ainda a presença de 124 aves sem anilhas e, portanto, ilegais.

O objetivo da medida é fiscalizar os plantéis e avançar na apuração dos crimes de falsificação de selo público e tráfico de animais silvestres, entre outros que porventura possam estar associados.

Os suspeitos podem responder pelos crimes de falsificar, fabricando-os ou alterando-os: quem faz uso do selo ou sinal falsificado; quem utiliza indevidamente o selo ou sinal verdadeiro em prejuízo de outrem ou em proveito próprio ou alheio.