Cadê a Guarda Municipal? Bandidos atacam complexo da prefeitura e interrompem serviços de secretarias

A Guarda Municipal, da Prefeitura de Manaus, – que conta com agentes armados, por meio da recém-criada Ronda Ostensiva Municipal (Romu), – não impediu o ataque criminoso ocorrido no último fim de semana dentro de um complexo de órgãos municipais, entre eles a Casa Militar, no bairro Vila da Prata, zona Oeste da capital. De acordo com a Prefeitura, infratores cortaram cabos de alta tensão elétrica e furtaram os fios, deixando o local sem energia.

Segundo o site da Prefeitura de Manaus, a área do complexo abriga a Casa Militar, responsável pela segurança do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), e do vice-prefeito de Manaus, Marcos Rotta, e pelo serviço de alistamento militar das Forças Armadas.

A área abriga também a Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), a Junta Médico-Pericial do Município (JMPM), a Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), e a administração do Fundo de Saúde dos Servidores, o Manausmed.

No mesmo complexo, até julho do ano passado, estava situada a Guarda Municipal. Com a criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), a Guarda passou a ter como sede a Lagoa Senador Arthur Virgílio Filho, a “Lagoa do Japiim”, na zona Sul da capital.

Guarda Municipal

Recentemente, a Prefeitura de Manaus criou o Romu, uma equipe de agentes que atua de forma armada. A gestão municipal diz que adquiriu 250 pistolas e munições, coletes balísticos e algemas.

Em entrevista à jornalista Cynthia Blink, o titular da Semseg, Alberto Neto, diz que a Guarda Municipal tem como atribuição a proteção do patrimônio municipal.

“A guarda municipal, por sua vez, ela pode ser criada para garantir a proteção de bens serviços e instalações do município. A Guarda Municipal veio auxiliar. Ela pode fazer o patrulhamento, fazer a segurança, sim, por exemplo, de UBS, em terminais, em escolas municipais, tudo que é atribuição do município. Então, ela vem para somar. A Guarda Municipal não veio substituir ninguém. Ela veio somar. Vai atuar junto em conjunto dentro da sua esfera de atribuição”, explicou o secretário.

Ocorrência

A Prefeitura de Manaus informou que por determinação do titular da Semad, Ebenezer Bezerra, foi feito o registro do Boletim de Ocorrência (BO) na Polícia Civil, e a empresa concessionária de energia foi acionada para providenciar os reparos.

“É um fato lamentável que prejudica não apenas a Semad, mas a população, que é a principal usuária dos nossos serviços. Tão logo identificamos o ocorrido, adotamos as medidas necessárias para que nosso complexo volte a funcionar normalmente”, informou o secretário.

Governo do Amazonas anuncia pagamento do Fundeb 2025 a 32 mil servidores e progressões para 23,2 mil profissionais

Governo do Amazonas anuncia abono do Fundeb para 32 mil servidores e

Publish Now Publish Now

Programa Educacional Bombeiro Mirim do CBMAM forma 650 crianças e adolescentes em 2025 no Amazonas

Programa do Corpo de Bombeiros no Amazonas atinge 650 crianças e adolescentes

Publish Now Publish Now

Mutirão no Amazonas amplia cirurgias por câncer de pele na Fuham durante Dezembro Laranja

Mutirão de cirurgias dermatológicas na Fundação Hospitalar Alfredo da Matta atendeu pacientes

Publish Now Publish Now