Deputado Delegado Péricles repercute crise diplomática sem precedentes entre o Brasil e Israel

Nesta quarta-feira (21), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o deputado estadual Delegado Péricles (PL) repercutiu durante sessão plenária a crise diplomática sem precedentes entre o Brasil e Israel, após o presidente Lula (PT) comparar as ações militares de Israel na Faixa de Gaza ao Holocausto contra judeus da 2ª Guerra Mundial. O parlamentar destacou que o Brasil, que sempre teve boas relações internacionais, vem sofrendo com vários problemas que precisam ser resolvidos e o atual presidente da República gera mais complicações para o país.

“Lamentável é pouco, é criminosa a fala do presidente Lula. Beira a insanidade comparar uma guerra que Israel está contra um grupo terrorista Hamas que matou vários inocentes naquele país. É criminoso fazer essa comparação com Holocausto, onde cerca de 6 milhões de judeus morreram. Nós estamos no Brasil com muitos problemas que precisam ser resolvidos, e o presidente Lula só viajando, falando besteira, trazendo mais um problema para o nosso país. Isso é triste, é criminoso”, declarou Péricles.

A crise diplomática aberta entre Brasil e Israel teve início no último domingo (18), após comentários de Lula sobre a guerra que atinge o Oriente Médio, o que fez o governo de Israel declarar o presidente “persona non grata” no país até que haja uma retratação das declarações dele relacionando o ditador nazista Adolf Hitler e a guerra na Faixa de Gaza.

O deputado lembrou que a guerra teve início em outubro do ano passado, quando o Hamas, que governa Gaza, lançou um ataque em Israel. Segundo as autoridades israelenses, o ataque resultou em mais de 1.200 mortes e cerca de 240 reféns.

“Imagina se fosse em nosso país, caso a Venezuela, que tem um ditador no comando, invadisse aqui e começasse a decapitar os bebês, a matar nossas mulheres, as nossas famílias, qual seria a reação do Brasil? O que nós íamos fazer? O que Israel busca é combater o grupo terrorista Hamas, que inclusive usa civis nas suas ações. O Holocausto foi algo sem igual na história. A fala do presidente Lula causou não só para nós, mas para o mundo inteiro, um constrangimento”, pontuou o deputado.

Fotos: Marcio James

Programa RespirAR registra mais de 130 mil atendimentos em Manaus e amplia serviços de fisioterapia

Programa RespirAR atingiu mais de 130 mil atendimentos em 2025, com oferta

Publish Now Publish Now

Capacitação do Projeto Mobilizar e Agir qualifica mais de 600 profissionais da rede de proteção no Amazonas

Oficina em Manaus conclui ciclo de capacitações do ano para rede de

Publish Now Publish Now

Programa Asfalta Amazonas investe R$ 15 milhões e pavimenta 10 quilômetros em Boca do Acre pelo governo do estado

Governo do Amazonas aplica R$ 15 milhões em obras de pavimentação em

Publish Now Publish Now