Deputado Delegado Péricles defende a implantação do projeto Vacina HPV nas Escolas para combater o câncer de colo de útero

A importância da implementação do projeto Vacina HPV nas Escolas foi defendida pelo deputado estadual Delegado Péricles (PL), na Assembleia Legislativa do Amazonas, durante sessão plenária desta quinta-feira (8). O parlamentar destacou que o projeto tem como intuito combater os baixos índices de vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV) em crianças e adolescentes de 9 a 14 ano no Amazonas, lembrando que em 2023 foram realizadas reuniões para articular a viabilidade da implantação do projeto, entretanto não foi dado continuidade devido a empecilhos na Secretaria de Estado de Saúde (SES).

Péricles comentou que no ano passado, acompanhado dos médicos Gerson Mourão e Mônica Bandeira, da FCecon, apresentou o projeto a representantes da Secretaria de Educação e Desporto (Seduc) e da Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP/AM).

“O Amazonas é o estado em que mais mulheres morrem de câncer do colo de útero. Eu fiz uma reunião onde participaram a diretora da Seduc à época, Kuka Chaves, a diretora da FVS, Tatyana Amorim, e tantos outros profissionais, para que a gente pudesse iniciar o programa de vacinação nas crianças e adolescentes nas escolas. Estava tudo bem encaminhado. Entretanto, existe a questão da vaidade e o projeto emperrou justamente na Secretaria de Saúde, que deveria realmente apoiar esse projeto importante, com a alegação de que a responsabilidade seria da Prefeitura de Manaus”, pontuou o deputado.

O deputado destacou que é preciso atuar na prevenção do câncer de colo de útero com a vacinação e também, após detectado o câncer, com a realização do procedimento cirúrgico, que é a Conização. O parlamentar lembrou que para isto, já destinou mais de R$ 2 milhões para a finalização das obras do Centro Avançado de Prevenção do Câncer do Colo do Útero do Amazonas (Cepcolu), que irá, além de oferecer uma estrutura moderna aos profissionais de saúde, deverá disponibilizar às mulheres uma assistência de qualidade no combate ao câncer de colo de útero.

“Independentemente de quem seja a responsabilidade, precisamos resolver essa triste situação do estado do Amazonas. A prevenção com a vacina do HPV é importantíssima, porque é ali que se inicia a prevenção do câncer de colo de útero”, concluiu o parlamentar.