Secretaria de Saúde do Amazonas diz que estoque da Central de Medicamentos do Amazonas está regular após questionamento oficial

SES-AM responde a questionamento da Comissão de Saúde e afirma normalização do estoque na Cema.

A Secretaria de Saúde do Amazonas (SES-AM) informou, sexta-feira (28/11), à Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados, em Brasília, que nenhum dos 22 itens listados pelo deputado federal Amon Mandel, e de competência estadual, está em falta na Central de Medicamentos do Amazonas (Cema). Em documento oficial, a secretaria esclarece também que outros nove itens apontados pelo deputado são de responsabilidade de outros entes federativos.

Organização da assistência farmacêutica

A SES-AM explicou que a assistência farmacêutica no Brasil é regida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e opera em modelo tripartite, com responsabilidades compartilhadas entre União, Estados e Municípios. A distribuição de medicamentos é organizada por Componentes de Assistência Farmacêutica, cada um definindo qual ente federativo é primariamente responsável pela aquisição, logística e dispensação.

Em nota, a secretaria afirma: “Esclarecemos que, de acordo com os dados supracitados, o estoque de medicamentos da Central de Medicamentos do Amazonas encontra-se normalizado. Essa normalização é crucial para garantir a continuidade da assistência farmacêutica à população amazonense, especialmente no que tange aos fármacos de responsabilidade estadual e federal (alto custo e estratégico)”, diz a SES-AM na resposta.

Dados de dispensação e atendimento

A Cema registrou aumento nas dispensações de medicamentos de alto custo entre 2019 e 2025. Segundo a secretaria, houve crescimento de 128% no número de dispensações desse perfil de fármacos. Em janeiro de 2019 foram registrados 7.707 atendimentos pelo programa Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf); em novembro de 2025 o número chegou a 17.403 atendimentos.

A SES-AM destaca que os números refletem-se tanto nos hospitais quanto nos pacientes que recebem medicamentos de alto custo para tratamento em casa.

Assuntos nesse artigo:

#centraldemedicamentosdoamazonas, #cema, #sesam, #secretariadesaude, #amonmandel, #camaradosdeputados, #comissaodesaude, #brasilia, #amazonas, #sus, #assistenciafarmaceutica, #ceaf, #altocusto, #dispensacoes, #atendimentos, #wilsonlima, #abastecimento, #estoque, #farmacos, #distribuicaodemedicamentos

Prefeitura realiza noite de premiações durante a 28ª do Edeja

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed),

Publish Now Publish Now

Prefeitura oferta vacinação antirrábica animal no ‘Manaus Cidadã’

Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), da Prefeitura de Manaus, vão

Publish Now Publish Now

Dezembro Vermelho inicia em Manaus com ações de prevenção ao HIV no Mercado Municipal Adolpho Lisboa

Ação reúne testagem, distribuição de insumos e oferta de profilaxias no início

Publish Now Publish Now