Forestur aprova novo Plano Estadual de Turismo com metas de crescimento até 2035 e define agenda para 2026

Última reunião anual do Fórum Estadual de Turismo apresentou o novo plano e definiu agenda para 2026.

O Fórum Estadual de Turismo, o Forestur, realizou sua última reunião deste ano nesta quinta-feira (27/11) na sede da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur). O encontro reuniu instituições dos setores público e privado e representantes da sociedade civil para a apresentação do Plano Estadual de Turismo e para a aprovação de novos membros do fórum.

Coordenação e avanços de 2025

Coordenado pela Amazonastur, o Forestur funciona como espaço de articulação para a Política de Desenvolvimento Turístico do Amazonas, contribuindo com o planejamento e a execução de ações alinhadas aos princípios ambientais, sociais e econômicos. Conforme a diretoria, o fórum foi reativado em janeiro deste ano e avançou em decisões organizacionais.

A diretora de Turismo da Amazonastur, Emmanuelle Pampolha, destacou que em 2025 foram aprovados o regimento interno e a redistribuição dos municípios em 14 regiões turísticas. Durante o ano, segundo ela, também foram debatidos temas como coleta de dados, campanhas de sensibilização, protocolos de visitacao nas unidades de conservação e discussões sobre o Centro Seguro. “O ano de 2025 foi importante para o turismo. Aprovamos o regimento interno e concluímos a redistribuição dos municípios em 14 regiões turísticas. Debatemos temas como coleta de dados, campanhas de sensibilização e protocolos de visitação nas unidades de conservação. Avançamos também nas discussões sobre o Centro Seguro”, relatou.

Metas e projeções até 2035

Durante a reunião houve a apresentação detalhada do Plano Estadual de Turismo, que estabelece metas para o setor até 2035, incluindo a previsão de crescimento anual de cinco por cento. O presidente da Amazonastur, Marcel Alexandre, reforçou a importância do Forestur para o fortalecimento do turismo no estado e relacionou as metas à qualificação de profissionais e roteiros. “Sonhamos com um crescimento mínimo anual de cinco por cento, até 2035, como uma das metas principais, mas isso depende da qualificação das pessoas, dos roteiros e das capacitações”, declarou.

Participação institucional

Entre as instituições participantes esteve a Embratur, representada pela coordenadora de Desenvolvimento de Produto Turístico Regional, Roselene Medeiros. Ela ressaltou a relevância do fórum para orientar as ações do setor e acompanhar o que ocorre no turismo: “Nosso quórum sempre é alto e isso orienta as ações do turismo, permitindo que acompanhemos tudo o que ocorre no setor. Fico satisfeita em encerrar o ano tendo participado de todas as reuniões”, avaliou.

Sobre o fórum e agenda para 2026

Criado em 2004, o Fórum Estadual de Turismo tem como objetivo fortalecer a gestão integrada, cooperativa, compartilhada, democrática e descentralizada da Política Estadual de Turismo. O colegiado reúne 31 instituições dos setores público e privado, além da sociedade civil. Para 2026, o Forestur já tem reuniões ordinárias trimestrais previstas.

Assuntos nesse artigo:

#forestur, #amazonastur, #planoestadualdeturismo, #turismo, #2035, #crescimentoanual, #cincoporcento, #emmanuellepampolha, #marcelalexandre, #roselenemedeiros, #embratur, #centroseguro, #regimentointerno, #14regioesturisticas, #municipios, #politicadeturismo, #capacitacoes, #dados, #protocolosdevisitacao, #gestaointegrada, #agenda2026

Prefeitura realiza noite de premiações durante a 28ª do Edeja

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed),

Publish Now Publish Now

Prefeitura oferta vacinação antirrábica animal no ‘Manaus Cidadã’

Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), da Prefeitura de Manaus, vão

Publish Now Publish Now

Dezembro Vermelho inicia em Manaus com ações de prevenção ao HIV no Mercado Municipal Adolpho Lisboa

Ação reúne testagem, distribuição de insumos e oferta de profilaxias no início

Publish Now Publish Now