Feirão do Pescado mobiliza mais de R$ 1 milhão em Manaus com venda direta de piscicultores

Edição especial do evento ocorre em dois pontos de Manaus e reúne cerca de 24 piscicultores.

O Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), promove nos dias 28 e 29 de novembro uma edição especial do Feirão do Pescado em dois pontos de Manaus. A ação deverá movimentar mais de R$ 1 milhão no mercado local e tem estimativa de vendas de cerca de 50 toneladas de peixe, além de hortifrútis. As atividades ocorrerão no Centro Cultural dos Povos da Amazônia – antiga Bola da Suframa, zona sul, e no Centro Estadual de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, zona norte. Nos dois locais, as vendas no dia 28 serão das 5h30 às 19h, e no dia 29 das 5h30 às 13h.

Locais, horários e estrutura

A iniciativa terá estrutura subsidiada pelo estado, incluindo bancas, tendas e suporte com gelo, conforme detalhou a diretora-presidente da ADS, Michelle Bessa. O objetivo é oferecer espaço de comercialização aos piscicultores para atender o público diretamente, reduzindo intermediários e possibilitando preços mais acessíveis.

Produtos e participantes

A programação reunirá aproximadamente 24 piscicultores. No evento serão comercializados peixes in natura e filés processados, com destaque para espécies regionais como tambaqui, matrinxã e pirarucu. Além do pescado, o público encontrará hortifrúti, hortaliças e café regional.

Origem dos peixes e planejamento

Os peixes à venda são produzidos por piscicultores de Manaus, Manacapuru, Rio Preto da Eva, Itacoatiara, Novo Airão, Careiro, Presidente Figueiredo e Iranduba. Segundo o engenheiro de pesca Aprigio Mota, da ADS, o evento foi planejado para respeitar o período do seguro defeso. A ação privilegia a comercialização de peixes criados em tanques de piscicultura e de espécies provenientes de manejo, evitando a pesca em rios e lagos durante o período proibido.

Encerramento

De acordo com os organizadores, o feirão representa uma alternativa para garantir renda aos produtores e oferta de pescado de qualidade à população, mantendo o respeito às normas do defeso.

Assuntos nesse artigo:

#feiraodopescado, #ads, #manaus, #tambaqui, #pirarucu, #matrinxa, #hortifruti, #piscicultura, #piscicultores, #defeso, #vendas, #r1milhao, #50toneladas, #manacapuru, #riopretodaeva, #itacoatiara, #novoairao, #careiro, #presidentefigueiredo, #iranduba

Prefeitura realiza noite de premiações durante a 28ª do Edeja

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed),

Publish Now Publish Now

Prefeitura oferta vacinação antirrábica animal no ‘Manaus Cidadã’

Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), da Prefeitura de Manaus, vão

Publish Now Publish Now

Dezembro Vermelho inicia em Manaus com ações de prevenção ao HIV no Mercado Municipal Adolpho Lisboa

Ação reúne testagem, distribuição de insumos e oferta de profilaxias no início

Publish Now Publish Now