Conec Itinerante levou oficinas, debates e sessões para Barreirinha nos dias 24 e 25 de novembro

Evento aproximou construção de políticas culturais da realidade local por meio de oficinas, debates e plenárias.

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e do Conselho Estadual de Cultura (Conec), realizou nos dias 24 e 25 de novembro, em Barreirinha (distante 331 quilômetros de Manaus), a edição do Conec Itinerante, levando oficinas, debates e sessões plenárias diretamente às comunidades para ouvir demandas e orientar a elaboração de projetos culturais.

Atividades e público

No primeiro dia, a programação incluiu oficinas formativas, entre elas a de Cadastro Estadual de Cultura e a de Estruturação de Projetos Culturais, além de uma Sessão Especial do Conec Itinerante que promoveu debates sobre demandas, desafios e potencialidades culturais do território.

No segundo dia, ocorreram reuniões das câmaras setoriais, com representantes das áreas de teatro, dança, cultura afrodescendente, folclore e carnaval, artes visuais, audiovisual, literatura, cultura popular e circo.

O encontro reuniu fazedores de cultura, gestores públicos, artistas, produtores, coletivos e representantes da sociedade civil, promovendo qualificação, troca de experiências e escuta ativa para fortalecer o ecossistema cultural do município e de toda a região do Baixo Amazonas.

Declarações dos participantes

Segundo o conselheiro de folclore e carnaval, Elson Rocha, “Este momento tem sido muito importante para todos os fazedores de cultura, porque é quando o Conselho chega ao município, aproxima-se de cada artista, ajuda a atualizar cadastros, orienta sobre como elaborar projetos e informa sobre as ações do Conselho Estadual de Cultura”.

Para Geter Sateré, do Conselho Municipal de Cultura de Barreirinha, a ação decorre de parceria entre a gestão municipal e o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura. “É uma troca muito rica de conhecimento e informação — desde a parte técnica e de assessoria até orientações políticas e encaminhamentos para o fortalecimento das políticas públicas culturais, tanto no âmbito municipal quanto estadual e federal. Acredito que temos um excelente caminho pela frente para continuar avançando”, afirmou.

Natural de Barreirinha, Lucimar Marques, representante da Cadeira de Cultura Popular de Matriz Ibérica do Conec, destacou a presença de grupos locais: “Tivemos a presença de mestres, quadrilheiros, grupos de Carnaval. Foi um momento muito importante. Esperamos que, nesta segunda fase da PNAB, muitos artistas do nosso município e de todo o interior do Amazonas sejam aprovados”.

Após as atividades, o instrutor de capoeira Raylon da Silva declarou a motivação para elaborar projetos: “Estou saindo daqui grato e esperançoso. Espero, em breve, ter projetos aprovados pelo Conec. Já quero começar a escrever meu projeto para lançar no próximo edital, sempre focando no trabalho com crianças e adolescentes”.

Objetivo e continuidade

O Conec Itinerante tem como objetivo ouvir as demandas territoriais e incentivar o protagonismo cultural nos municípios, oferecendo orientações que contribuam para futuros projetos e atualização de cadastros.

O evento, segundo organizadores, reforça o compromisso do Governo do Amazonas com a descentralização e democratização das políticas culturais, garantindo que a formulação e atualização dessas ações contemplem a diversidade presente em todo o estado.

Assuntos nesse artigo:

#conecitinerante, #conec, #barreirinha, #amazonas, #secretariadecultura, #economiacriativa, #conselhoestadualdecultura, #oficinas, #debates, #sessoesplenarias, #cadastroestadualdecultura, #projetosculturais, #pnab, #baixoamazonas, #fazedoresdecultura, #gestorespublicos, #culturapopular, #folclore, #carnaval, #capoeira

Prefeitura realiza noite de premiações durante a 28ª do Edeja

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed),

Publish Now Publish Now

Prefeitura oferta vacinação antirrábica animal no ‘Manaus Cidadã’

Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), da Prefeitura de Manaus, vão

Publish Now Publish Now

Dezembro Vermelho inicia em Manaus com ações de prevenção ao HIV no Mercado Municipal Adolpho Lisboa

Ação reúne testagem, distribuição de insumos e oferta de profilaxias no início

Publish Now Publish Now