Ligue 180 completa 20 anos e registra 2.230 atendimentos no Amazonas entre janeiro e outubro

Em 25/11, o serviço federal Ligue 180 atingiu duas décadas de funcionamento e segue como porta de entrada para mulheres que buscam proteção.

O Ligue 180 completou 20 anos nesta terça-feira (25/11). No Amazonas, o canal registrou 2.230 atendimentos entre janeiro e outubro, conforme o painel de dados do Ministério das Mulheres. O serviço funciona 24 horas, é gratuito e pode ser acionado de qualquer telefone. O Governo do Estado, por meio da Sejusc, integra uma rede de proteção que amplia o atendimento às mulheres em situação de violência.

Rede de proteção estadual

A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) atua com equipamentos como o Serviço de Apoio Emergencial à Mulher (Sapem), o Centro Estadual de Referência e Apoio à Mulher (Cream) e a Casa Abrigo. Esses serviços oferecem orientação especializada, acolhimento em situação de risco iminente e encaminhamentos legais e sociais.

Esses órgãos garantem suporte psicológico, jurídico e social, além de um espaço seguro para mulheres e filhos quando há ameaça à vida. Para a secretária da Sejusc, Jussara Pedrosa, o canal reforça o compromisso com a proteção: “Celebrar os 20 anos do Ligue 180 é reconhecer a importância desse serviço que conecta mulheres em situação de violência aos órgãos de segurança, justiça e assistência. O canal assegura uma resposta rápida, humanizada e, muitas vezes, decisiva. Ele representa coragem, rompe ciclos de violência e salva vidas”, afirmou.

Função do 180

A Central de Atendimento à Mulher – 180 é um serviço do Governo Federal que recebe denúncias e oferece orientação sobre direitos e serviços públicos. Além de relatos de violência, o canal também registra reclamações, sugestões e elogios relacionados ao atendimento.

O serviço acolhe denúncias de diferentes formas de violência: física, psicológica, moral, sexual e patrimonial, e direciona cada caso conforme a necessidade identificada.

Ao completar duas décadas, o Ligue 180 reafirma sua relevância nacional e a necessidade de fortalecer políticas públicas voltadas à defesa das mulheres. No Amazonas, o serviço segue como referência e reforça a mensagem central do sistema de proteção de que “nenhuma mulher está sozinha”.

Assuntos nesse artigo:

#ligue180, #amazonas, #sejusc, #sapem, #cream, #casaabrigo, #ministeriodasmulheres, #violenciacontraamulher, #violencia, #atendimentos, #centraldeatendimento, #direitoshumanos, #cidadania, #redeprotecao, #acolhimento, #servicopublico, #orientacao, #apoioemergencial, #justica, #seguranca

Prefeitura realiza noite de premiações durante a 28ª do Edeja

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed),

Publish Now Publish Now

Prefeitura oferta vacinação antirrábica animal no ‘Manaus Cidadã’

Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), da Prefeitura de Manaus, vão

Publish Now Publish Now

Dezembro Vermelho inicia em Manaus com ações de prevenção ao HIV no Mercado Municipal Adolpho Lisboa

Ação reúne testagem, distribuição de insumos e oferta de profilaxias no início

Publish Now Publish Now