FVS-RCP atualiza informe sobre vírus respiratórios no Amazonas e registra 5.000 casos notificados até 22 de novembro de 2025

Fundação de Vigilância em Saúde atualiza informe com dados sobre casos, óbitos e medidas de prevenção; documento está disponível no site da FVS-RCP.

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), atualizou nesta segunda-feira (24/11) o Informe Epidemiológico de vírus respiratórios no Amazonas. O documento está disponível em www.fvs.am.gov.br. De 1º de janeiro a 22 de novembro de 2025 foram registrados 5.000 casos notificados de SRAG, dos quais 1.807 tiveram confirmação para vírus respiratórios. No mesmo período foram confirmados 65 óbitos associados a esses vírus, sendo 28 por Covid-19, 23 por Influenza A, 8 por rinovírus, 3 por Vírus Sincicial Respiratório (VSR), 2 por Influenza B e 1 por Parainfluenza.

Distribuição etária e agentes identificados

Nas últimas três semanas (02/11 a 22/11), a faixa etária mais atingida foi a de crianças menores de 1 ano (40%), seguida por 1 a 4 anos (24%) e 5 a 9 anos (20%). As demais faixas etárias somaram: de 60 anos ou mais (10%) e 29 a 39 anos (2%).

Entre as amostras encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM) nas últimas três semanas, os vírus mais identificados foram: rinovírus (55,7%), Vírus Sincicial Respiratório (33,3%), adenovírus (21%) e influenza A (5,7%).

Rede de assistência e estratégias de controle

De acordo com a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, a ação integrada entre vigilância e assistência vem contribuindo para o controle de SRAG no estado. A rede estadual conta com 17 unidades de referência para atendimento, com equipes capacitadas para prestar assistência.

Entre as estratégias descritas estão a triagem de sintomáticos respiratórios, a testagem rápida para diagnóstico de Covid-19, exames laboratoriais para identificação de outros vírus, exames de imagem e tratamento conforme o quadro clínico do paciente.

O programa Alta Oportuna, implantado nos prontos-socorros infantis, consiste em entregar aos pais um kit de medicamento e orientações para tratamento em casa após a alta hospitalar. Segundo a SES-AM, a medida tem ajudado a reduzir retornos ao hospital e a desafogar a rede de urgência e emergência.

A secretaria orienta que o atendimento inicial às síndromes gripais deve ser buscado nas Unidades Básicas de Saúde e que, em casos mais graves, deve-se procurar atendimento hospitalar.

Medidas de prevenção

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, recomenda a higienização frequente das mãos, a prática da etiqueta respiratória (cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar) e evitar aglomerações quando possível. É indicado que pessoas com sintomas respiratórios, profissionais de saúde, quem precisa entrar em contato com indivíduos sintomáticos e integrantes de grupos de risco (idosos, portadores de comorbidades e pessoas com doenças que levam à imunossupressão) usem máscara de proteção respiratória para reduzir a transmissão.

É recomendado proteger crianças menores de seis meses evitando a exposição a ambientes de risco. A vacina contra Covid-19 e Influenza é distribuída para todo o Amazonas e é recomendada para o público elegível como medida para reduzir transmissão e prevenir complicações graves.

FOTO: Divulgação/ FVS-RCP

Assuntos nesse artigo:

#fvsrcp, #fvs, #sesam, #informeepidemiologico, #virusrespiratorios, #srag, #lacenam, #covid19, #influenzaa, #influenzab, #rinovirus, #vsr, #adenovirus, #parainfluenza, #altaoportuna, #unidadesderefencia, #unidadesbasicasdesaude, #testagemrapida, #vacinacao, #prevencao

Prefeitura realiza noite de premiações durante a 28ª do Edeja

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed),

Publish Now Publish Now

Prefeitura oferta vacinação antirrábica animal no ‘Manaus Cidadã’

Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), da Prefeitura de Manaus, vão

Publish Now Publish Now

Dezembro Vermelho inicia em Manaus com ações de prevenção ao HIV no Mercado Municipal Adolpho Lisboa

Ação reúne testagem, distribuição de insumos e oferta de profilaxias no início

Publish Now Publish Now