Prefeitura realiza 2ª Avaliação Diagnóstica na Educação Infantil

Com objetivo de observar e compreender como cada criança aprende, interage e se desenvolve, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta segunda-feira, 17/11, a 2ª Avaliação Diagnóstica do projeto Aprende+ na Educação Infantil – pré-Escola, com crianças dos 1º e 2º períodos. A iniciativa conta com a participação de professores e gestores de todos os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) da rede municipal de ensino. A ação continua nesta terça-feira, 18/11.

A Avaliação Diagnóstica possibilita à Semed, uma visão ampla do desenvolvimento das crianças que participam do projeto Aprende+. O levantamento permite identificar avanços relacionados à oralidade, leitura, escrita, conhecimentos matemáticos e científicos, além da compreensão sobre a transformação da natureza. Os resultados oferecem um olhar sensível e reflexivo sobre a prática e a intencionalidade pedagógica, contribuindo para um acompanhamento efetivo do processo de aprendizagem.

A chefe da Divisão de Educação Infantil (DEI) da Semed, Cláudia Magalhães, afirmou que a ação marca um momento importante para a Educação Infantil, pois qualifica os processos de orientação, formação, assessoramento pedagógico e prática docente, além de fortalecer a apropriação da função social da leitura e da escrita.

“Com a Avaliação Diagnóstica do projeto Aprende+, conseguimos um retrato do impacto do trabalho pedagógico realizado pelas escolas. Essa avaliação nos ajuda a entender como cada criança avança em seu próprio tempo e orienta o professor a ajustar suas práticas. O assessoramento é feito em parceria com as Divisões Distritais Zonais (DDZs), que têm um papel essencial no acompanhamento das escolas. Avaliamos processos e não crianças, para que o professor identifique seus avanços, compreenda os desafios e desenvolva estratégias que garantam inclusão e desenvolvimento para todas as infâncias”, afirmou.

A gestora Vânia Santos, do Cmei Irmã Evelina Trindade, no bairro Colônia Terra Nova, destacou que a Avaliação Diagnóstica na Educação Infantil é fundamental para compreender o desenvolvimento de cada criança. Segundo ela, a avaliação não é classificatória; serve para identificar habilidades já consolidadas, necessidades específicas e as melhores formas de apoio.

“Com base nesses dados, o professor planeja atividades mais significativas, ajusta estratégias e organiza os espaços para garantir que todas as crianças avancem. A avaliação também aproxima as famílias do processo de aprendizagem, orientando sobre como estimular a criança em casa e fortalecendo vínculos. Para os pequenos, o principal benefício é receber intervenções pedagógicas mais precisas e respeitosas com seu tempo de aprender”, explicou a gestora.

—- —- —- 
Texto – Jorgiane Castinares/Semed
Fotos – Divulgação Semed

Mutirão no Amazonas amplia cirurgias por câncer de pele na Fuham durante Dezembro Laranja

Mutirão de cirurgias dermatológicas na Fundação Hospitalar Alfredo da Matta atendeu pacientes

Publish Now Publish Now

Prefeito David Almeida entrega balsa natalina

A Prefeitura de Manaus deu início, neste domingo, 30/11, ao projeto “Um

Publish Now Publish Now

Prefeitura realiza noite de premiações durante a 28ª do Edeja

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed),

Publish Now Publish Now