Amazonas registra menor número de roubo a pedestre em relação aos últimos dez anos

O Amazonas registrou entre janeiro a julho deste ano, o menor número de roubo a pedestre em relação aos últimos dez anos. Dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM) mostram que a queda neste período foi superior a 50%. A queda é um resultado da somatória entre o policiamento ostensivo e investigativo com os investimentos realizados pelo Governo do Estado em efetivo e tecnologia.

“O que vemos é o resultado de todo um trabalho da Segurança Pública, que está refletindo na queda de vários indicadores criminais. E o roubo a pedestres era um que nos preocupava muito, porque atingia diretamente o trabalhador, a dona de casa, o estudante indo ou vindo para casa. Temos aqui uma queda expressiva em relação aos últimos dez anos, mas temos a absoluta certeza que vamos buscar reduzir ainda mais”, afirmou o secretário da SSP-AM, Vinícius Almeida.

Os números registrados pelo Centro Integrado de Estatística da SSP-AM (Ciesp/SSP-AM) mostram que, em 2015, o Amazonas chegou a registrar entre janeiro a julho, um total de 19.402 roubos, que representava uma média de 2,7 mil roubos por mês.

Este ano, neste mesmo período, o Amazonas contabilizou 9.860, o que corresponde a uma queda de 50,82%. O comandante-geral da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Klinger Paiva, destaca que o ingresso de mais de mil soldados formados em 2024 reforçou os trabalhos de policiamento ostensivo.

“Nosso trabalho ganhou o reforço de novos soldados e, assim, conseguimos efetuar ações de maior presença das equipes policiais para evitar esse tipo de crime, com ações de patrulhamento ostensivo e abordagens”, disse o comandante-geral.

Tecnologias e estatísticas

O secretário Vinícius Almeida lembrou que o incremento das tecnologias adquiridas pelo Governo do Estado aplicadas ao trabalho policial, também contribuíram para a redução dos números. Uma das tecnologias que contribuíram no trabalho policial está aplicada no Programa RecuperaFone. “O trabalho do policial é essencial e não temos dúvida disso, mas essas ações associadas ao uso de recursos tecnológicos têm aumentado essa eficiência”, pontuou.

Conforme o coordenador do Ciesp, Rouget Britto, o roubo a pedestre, na maioria das vezes, é praticado com intuito de roubar o celular das vítimas. A partir da implantação do Núcleo de Investigação e Recuperação de Celular (Nirc), houve a queda do número de roubos desses aparelhos e, consequentemente, aos pedestres.

Rouget destacou que para constituir com o trabalho ostensivo e preventivo da PMAM, a SSP-AM realiza, periodicamente, reuniões com comandantes das Companhias Interativas Comunitárias (Cicom), onde são exibidas as áreas onde há aumento dos indicadores criminais.

“Com essas informações em mãos, os comandantes aplicam o policiamento em áreas que já monitoravam e onde nós apontamos haver a existência de maior atenção”, destacou o coordenador.

Prefeitura realiza noite de premiações durante a 28ª do Edeja

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed),

Publish Now Publish Now

Prefeitura oferta vacinação antirrábica animal no ‘Manaus Cidadã’

Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), da Prefeitura de Manaus, vão

Publish Now Publish Now

Dezembro Vermelho inicia em Manaus com ações de prevenção ao HIV no Mercado Municipal Adolpho Lisboa

Ação reúne testagem, distribuição de insumos e oferta de profilaxias no início

Publish Now Publish Now