Força Nacional chega a terras indígenas no sul da Bahia para garantir segurança

As equipes da Força Nacional de Segurança Pública chegaram, nesta terça-feira (29/4), às terras indígenas Pataxó e Pataxó Hã Hã Hãe, no extremo sul da Bahia. A operação ocorre em apoio à Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). A partir de agora, as equipes se reunirão com representantes da Funai para definir os ajustes estratégicos, operacionais e logísticos necessários à execução dos trabalhos.

A atuação da Força Nacional tem como objetivo preservar a ordem pública, proteger o patrimônio e garantir a segurança das comunidades tradicionais. As terras indígenas vêm enfrentando disputas pela delimitação do território, além da presença de grupos ligados ao crime organizado na região.

“A chegada da Força Nacional é fundamental para garantir a segurança e assegurar a ordem pública em uma região historicamente marcada por conflitos. A atuação das equipes demonstra o empenho da Senasp em proteger a população vulnerabilizada e apoiar a Funai no fortalecimento da presença do Estado na área”, destaca o secretário Nacional de Segurança Pública, Mario Sarrubbo.

O trabalho das equipes contará com o apoio logístico da Funai, responsável por fornecer a infraestrutura necessária às atividades. O contingente mobilizado seguirá o planejamento estabelecido pela Diretoria da Força Nacional de Segurança Pública, da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em articulação com os órgãos de segurança pública da Bahia, sob a coordenação da Polícia Federal.

Por questões de segurança dos agentes e das comunidades indígenas, o número de efetivos empregados na operação não será divulgado.