Policiais militares iniciam capacitação em ocorrências de alto risco em ambientes urbanos

Um grupo de 39 policiais militares faz parte do Curso de Ações Táticas Especiais (CATE), da Companhia de Operações Especiais (COE) da Polícia Militar do Amazonas (PMAM). A capacitação, que está na décima segunda edição, tem o objetivo de especializar e capacitar policiais militares da corporação e de instituições da Segurança Pública para o planejamento e execução de ações táticas especiais em ocorrências de crise em ambientes urbanos.

A aula inaugural ocorreu na manhã desta terça-feira (11/03), no auditório da COE, localizado na avenida Torquato Tapajós, bairro Tarumã. O treinamento terá duração de 45 dias, com carga horária de 500 horas.

Segundo o subcomandante-geral da PMAM, coronel PM Thiago Balbi, o CATE vai oferecer treinamento avançado e prático, cobrindo as principais competências necessárias para o cumprimento de missões de alto risco voltadas para a atuação de Operações Especiais.

“O CATE busca preparar o policial militar para atuar em diferentes cenários, como confrontos urbanos, retomadas de edificações, intervenções em estabelecimentos prisionais e negociações em crises envolvendo reféns. O curso enfatiza o domínio técnico, a tomada de decisões rápidas e a habilidade de operar sob pressão extrema, sempre priorizando o cumprimento da lei e a preservação de vidas”, detalhou.

Os participantes vão passar pelas disciplinas de treinamento físico militar, técnica de abordagem e sobrevivência policial, primeiros socorros e atendimento pré-hospitalar, direitos humanos, gerenciamento de crise e negociação, salvamento aquático e natação utilitária, ações anti-bombas, contra-terrorismo, operações urbanas e policiais na selva, entre outros temas.

A aula inaugural contou com a presença do subcomandante-geral da PMAM, coronel PM Thiago Balbi; o comandante do Comando de Policiamento Especializado (CPE), coronel PM Alysson Lima; o comandante da COE, major PM Ricardo Lemos; o deputado estadual e palestrante da aula inaugural, Comandante Dan; e demais comandantes de unidades, oficiais e praças da corporação.

Programa RespirAR registra mais de 130 mil atendimentos em Manaus e amplia serviços de fisioterapia

Programa RespirAR atingiu mais de 130 mil atendimentos em 2025, com oferta

Publish Now Publish Now

Capacitação do Projeto Mobilizar e Agir qualifica mais de 600 profissionais da rede de proteção no Amazonas

Oficina em Manaus conclui ciclo de capacitações do ano para rede de

Publish Now Publish Now

Programa Asfalta Amazonas investe R$ 15 milhões e pavimenta 10 quilômetros em Boca do Acre pelo governo do estado

Governo do Amazonas aplica R$ 15 milhões em obras de pavimentação em

Publish Now Publish Now