Concedido pela ONU, Governo do Amazonas recebe pela segunda vez o Selo MigraCidades

Pelo segundo ano consecutivo, o Governo do Amazonas recebeu o Selo MigraCidades, certificação internacional que reconhece o avanço de políticas públicas e de práticas de inclusão social, que possibilitam a integração de migrantes na sociedade. O selo é concedido pela Organização Internacional para as Migrações (OIM), Agência da Organização das Nações Unidas (ONU), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

A entrega do Selo MigraCidades – Aprimorando a Governança Migratória Local no Brasil ocorreu de forma on-line, nesta quinta-feira (16/01). No Amazonas, o acolhimento ao migrante é desenvolvido através de parceria entre as secretarias de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), de Assistência Social (Seas) e de Saúde (SES), além da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) e Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc). O monitoramento das ações junto na IOM, é feito pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb) e Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE).

O secretário da Sedurb, Marcellus Campêlo, destaca que o selo reflete o compromisso do Governo do Amazonas com a implementação de políticas públicas que garantem acesso a serviços e protegem direitos dos migrantes. “Receber o Selo MigraCidades, pelo segundo ano consecutivo, é um importante reconhecimento do esforço coletivo do Governo do Estado, sob a liderança do governador Wilson Lima, em promover a integração e o acolhimento de migrantes.

Segundo ele, essa conquista reflete o compromisso do Governo do Amazonas em garantir a efetiva implementação de políticas públicas inclusivas, baseadas no respeito à diversidade e na proteção dos direitos humanos.

Os governos e municípios certificados com o MigraCidade irão receber, ainda, um relatório sobre as ações implementadas relacionadas às 10 dimensões da governança migratória para guiar o processo e monitoramento das atividades. Ao todo, foram certificadas 32 cidades e 11 estados. O programa certifica governos locais para que os migrantes sejam acolhidos e integrados de acordo com as boas práticas indicadas.

Prefeitura realiza noite de premiações durante a 28ª do Edeja

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed),

Publish Now Publish Now

Prefeitura oferta vacinação antirrábica animal no ‘Manaus Cidadã’

Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), da Prefeitura de Manaus, vão

Publish Now Publish Now

Dezembro Vermelho inicia em Manaus com ações de prevenção ao HIV no Mercado Municipal Adolpho Lisboa

Ação reúne testagem, distribuição de insumos e oferta de profilaxias no início

Publish Now Publish Now