Com a restituição de mais 500 celulares, Governo do Amazonas inaugura sede dos Programas RecuperaFone e Coletivo mais Seguro

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), inaugurou, nesta quarta-feira (18/12), a sede dos Programas RecuperaFone e Coletivo Mais Seguro. Durante a entrega do novo espaço, localizado na rua 7, no conjunto Celetramazon, bairro Adrianópolis, a SSP-AM fez a restituição de 500 celulares aos proprietários. Com o trabalho integrado entre a Polícia Civil (PC-AM) e Polícia Militar (PMAM), em novembro deste ano, o Amazonas registrou queda de 86% nos roubos ao transporte coletivo.

A nova sede foi revitalizada de forma conjunta entre a SSP-AM e a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE). As duas unidades funcionarão no mesmo ambiente, mas com salas próprias de investigação, cartórios e acolhimento, em formato de delegacia. A ideia em ter as duas unidades funcionando no mesmo local é proporcionar acessibilidade ao cidadão e desta forma, aumentar o poder de resposta das Forças de Segurança.

O secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel Vinicius Almeida, ressaltou que a criação dos núcleos de investigação só foi possível graças aos investimentos realizados pelo governador Wilson Lima.

Foto: Mauro Neto/Secom

“O governador Wilson Lima faz parte dessa história. Sem dúvida, essa revolução na segurança pública acontece graças à visão estratégica dele. Estamos falando de investimentos em equipamentos, tecnologia e recursos humanos, com a contratação de novos profissionais, chamamento de concursados e, principalmente, a valorização de quem já atua no sistema de segurança. Além disso, há um forte investimento em infraestrutura, como o que estamos presenciando hoje”, ressaltou o secretário da SSP-AM.

O Programa RecuperaFone é coordenado pelo Núcleo de Investigação e Recuperação de Celular (NIRC). Lançado no dia 17 de setembro deste ano, tem auxiliado as polícias Civil e Militar na recuperação de mais de 2.100 aparelhos celulares com restrição de roubos e furtos. Deste total, cerca de 750 tiveram os proprietários identificados, sendo que 500 começaram a ser entregues nesta quarta-feira.

E o Programa Coletivo mais Seguro é coordenado pelo Núcleo de Repressão a Roubos no Transporte Coletivo e Rotas do Polo Industrial (Nurcc). As ações investigativas foram intensificadas a partir de junho de 2024 e, em cerca de seis meses, mais de 30 suspeitos de envolvimento em roubos foram presos e cinco grupos criminosos foram desarticulados.

Foto: Mauro Neto/Secom

As ações incisivas dos dois núcleos cooperaram para a queda dos índices criminais. O roubo ao transporte coletivo, por exemplo, caiu no mês de novembro 86%. E o roubo a celulares apresentou queda no mesmo período de 52%.

“Iniciamos as investigações e, ao longo do processo, conseguimos desarticular diversas quadrilhas que atuavam nos transportes coletivos e nas rotas do Distrito Industrial de Manaus. Esse trabalho nos permitiu não apenas reduzir os índices de criminalidade nessas áreas, mas também identificar e mapear os principais responsáveis por esses delitos”, destacou o coordenador do NURC, delegado Charles Araújo.

Restituição de celulares

Durante a inauguração da nova sede, o Governo do Amazonas iniciou a segunda devolução de celulares recuperados e identificados pelo Programa RecuperaFone. Desta vez, mais de 500 aparelhos aptos estão sendo devolvidos aos proprietários.

Em três meses, as ações realizadas pelas polícias Civil (PC-AM) e Militar (PMAM) com apoio do Programa RecuperaFone resultaram na recuperação de 2.100 celulares, a primeira entrega em massa foi feita em outubro deste ano, com a entrega de 210 aparelhos celulares.

O chefe do Estado-Maior da PMAM, coronel Bruno Azevedo, enfatizou que a recuperação dos aparelhos também é devido à intensificação das abordagens aos ônibus do transporte público e as rotas do Distrito Industrial.

“Sabemos que o celular é um bem importante para a sociedade, e a Polícia Militar, por meio dessas abordagens, realiza a recuperação desses aparelhos. Com o Núcleo, teremos mais agilidade nos trabalhos policiais e poderemos usar a inteligência para desarticular essas quadrilhas”, afirmou Azevedo.

Leonardo Barbosa, de 24 anos, já havia perdido as esperanças de recuperar o celular roubado, mas comemorou como se fosse um presente de Natal. “Depois de mais de um ano, consegui recuperar meu telefone, e estou aqui agradecendo. Estou muito feliz e quero agradecer à polícia mais uma vez pelo incrível trabalho. Sinceramente, é um presente de Natal”, disse o proprietário.

A lista com todos os nomes está publicada no site ssp.am.gov.br Todas as pessoas mencionadas no documento deverão comparecer entre os dias 18, 19 e 20 de dezembro, no prédio Celetramazon, localizado na rua 7, número 11, no bairro Adrianópolis.

Os atendimentos são feitos das 9h às 15h, por ordem de chegada, com a distribuição de senhas no início do horário de funcionamento. Todos os convocados devem apresentar um documento de identificação pessoal com foto, nota fiscal, caixa de aparelho ou o Boletim de Ocorrência (B.O), utilizado como registro do furto ou roubo do objeto.