Instituto Chico Mendes apreende ouro em garimpo ilegal no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães

Durante operação na última sexta-feira (22), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) apreendeu 1,7 gramas de ouro com um garimpeiro flagrado em atividade ilegal no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso. A Operação “Índia do Rei”, cujo objetivo é combater a prática de garimpo ilegal na unidade, identificou e autuou um garimpeiro em atividade clandestina.

A operação foi possível graças a estudos prévios realizados no dia anterior (21/11), que mapearam possíveis acessos e movimentações suspeitas no interior do parque. Por volta das 5h30 do dia 22, a equipe do Instituto Chico Mendes localizou um indivíduo em plena atividade de extração mineral. Ao ser surpreendido, o garimpeiro tentou evadir-se do local, mas foi interceptado.

Na abordagem, foram apreendidos 1,7 gramas de material (aparentemente ouro), um detector de metal utilizado na extração ilegal, e uma motocicleta empregada para acesso ao local. Todos os materiais foram devidamente apreendidos e o garimpeiro foi conduzido à sede da Polícia Federal em Cuiabá para as providências legais.

A área onde o garimpo ocorria foi embargada e todos os procedimentos administrativos de autuação foram realizados. Assim, a operação “Índia do Rei” segue com novas ações de monitoramento e fiscalização planejadas para garantir a integridade do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães.

Prefeitura realiza noite de premiações durante a 28ª do Edeja

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed),

Publish Now Publish Now

Prefeitura oferta vacinação antirrábica animal no ‘Manaus Cidadã’

Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), da Prefeitura de Manaus, vão

Publish Now Publish Now

Dezembro Vermelho inicia em Manaus com ações de prevenção ao HIV no Mercado Municipal Adolpho Lisboa

Ação reúne testagem, distribuição de insumos e oferta de profilaxias no início

Publish Now Publish Now